BOMBA!
Abandonadas: Metrô do RJ solta o facão com fim de 3 estações e cai como bomba em mais de 6 milhões de cariocas
27/08/2024 às 19h46
Mais de 6 milhões de cariocas são impactados com o fim de 3 estações de metrô no Rio de Janeiro. Os locais são caracterizados pelo abandono de obras não concluídas e muito mais
Todos os dias milhões de pessoas usam o transporte público no Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, a população de mais de 6 milhões de habitantes, conforme dados do senso de 2020, podem contar com 41 estações de metrô e 14 pontos de integração. O sistema é operado pela concessionária Metrô Rio, pertencente ao grupo Invepar.
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Vele dizer que, o Metrô do Rio de Janeiro é o que possui uma das maiores linhas do Brasil. Dessa vez, no entanto, iremos falar sobre o fim de 3 estações que tiveram as obras completamente abandonadas, se encontrando em ruínas e em uma grande situação de decadência, o que afeta significativamente a vida dos cariocas há anos.
As informações que serão divulgadas neste texto, foram baseadas em um vídeo do canal do YouTube ‘Caos Carioca’. Bom, para deixar bem claro, não falaremos de linhas que operam atualmente na cidade e sim de três abandonadas. Citaremos grandes projetos que, infelizmente, não saíram do papel e viraram grandes obras deixadas de lado.
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Estação de Metrô da Gávea
A primeira obra abandonada, segundo o canal, é a da Gávea. Na época houve uma grande polêmica entre os moradores e os responsáveis que queriam a obra. Na ocasião, o governo tinha planos para fazer a linha até as Olimpíadas do Rio de Janeiro, no final, ela não saiu.
A obra acabou sendo parcialmente escavada, sendo 25%, no entanto, hoje vive debaixo d’água para evitar o colapso do solo em volta. E o público ainda tem esperanças de que a obra será um dia finalizada. Vale destacar que os planos eram que ela passasse por debaixo dos prédios do Leblon.
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Projeto de integração das linhas 1 e 4
O segundo projeto abandonado previa que a integração entre as linhas 1 e 4 aconteceriam em Botafogo. Mas não na estação atual de Botafogo e sim em outra, chamada São João. Porém, as obras da estação jamais teve fim, ficando abaixo do Morro São João, separando Botafogo e Copacabana.
A estação acabou sendo parcialmente escavada e quem vai de metrô de Botafogo a Copacabana pode ver parte das obras. Mas, também teve as obras abandonada. E o que foi criado tem apenas ligação com a linha 1, absolutamente nada mostra como aconteceria a integração com a linha 4. Hoje está em estado deplorável.
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Integração da linha 2 (ligação entre a Estácio e a Carioca)
Por fim, o abandono mais antigo e mais prejudicial de todos: a ligação da linha 2 entre a estação Estácio e a Carioca. Essa é a maior incógnita na vida dos cariocas e fluminenses. Debaixo da Estação da Carioca existe uma obra fechada desde sua conclusão em 1981.
As obras começaram em 88, compraram um tatuzão e quando estava tudo pronto para iniciar as obras, eles paralisaram por falta de verba. De acordo com Miguel Gonzalez, do blog Metrô do Rio, o governador Sérgio Cabral optou por, ao invés de terminar a obra da linha 2 no Centro, construir um atalho da Linha 1A, o que colocou os trens da Linha 2 nos trilhos da Linha 1.
Qual o preço da passagem no MetrôRio?
Segundo o portal ‘Em Casa’, o MetrôRio utiliza o sistema de integração tarifária, que permite aos passageiros utilizar diferentes modais de transporte com uma única tarifa. Os valores das tarifas do MetrôRio variam de acordo com o tipo de cartão utilizado e a distância percorrida. Confira os 3 principais tipos:
- Bilhete Único Carioca: É um cartão utilizado pelos moradores da cidade do Rio de Janeiro. Com o Bilhete Único Carioca, é possível utilizar o metrô e outros meios de transporte, como ônibus municipais, pagando uma única tarifa integrada. Os valores das tarifas são atualizados periodicamente e podem ser consultados no site oficial do Bilhete Único Carioca.
- Bilhete Único Intermunicipal – BUI: É um cartão utilizado para quem utiliza o transporte público entre municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Com o Bilhete Único Intermunicipal, é possível fazer a integração entre metrô, ônibus intermunicipais e outros meios de transporte, pagando uma única tarifa. Os valores também são atualizados e disponibilizados no site oficial do Bilhete Único Intermunicipal.
- Cartão pré-pago Giro: É um cartão de transporte pré-pago utilizado no MetrôRio. Com o cartão Giro, os passageiros podem carregar créditos e utilizá-los para pagar as tarifas do metrô. Os valores das tarifas são descontados automaticamente do saldo disponível no cartão.
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.