Abono melhor que o PIS/PASEP está garantido para milhões de CPF’s
Abono melhor que o PIS/Passo está garantido para mais de 100 milhões de CPFs, com presentão a partir de R$ 5 mil. Desse modo, confira quem pode receber a quantia e os requisitos necessários para sacar o valor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, um dinheiro extra pode entrar na conta de milhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), isso porque, a Caixa distribui parte de seu lucro que é resultado dos juros que o fundo recebe quando empresta dinheiro e financia projetos.
Ou seja, o FGTS funciona como qualquer instituição financeira que empresta dinheiro cobrando juros. Contudo, como o fundo não é uma empresa e, por isso, não tem objetivo de lucrar com essas operações, ele precisa distribuir o lucro aos trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cada ano, os valores distribuídos mudam, de acordo com o lucro que o fundo teve. E esses valores rendem. A remuneração padrão, de 3% ao ano, é somada ao lucro distribuído, resultando em um rendimento de 7,09% em 2022, conforme informado pela Caixa. Esse índice superou o rendimento da poupança no mesmo ano, que foi de 5,79%.
Os valores para o Lucro do FGTS em 2024 ainda não foram determinados. Normalmente, reuniões entre o Conselho Curador do FGTS determinam o valor ao longo do ano. Isto quer dizer, que eles farão cálculos e até julho de 2024, o valor total do Lucro será divulgado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os valores são distribuídos de acordo com um índice. No ano de 2023, ele era de 0,02461511. Dessa maneira, se você tinha R$ 5 mil de saldo no último dia do ano passado, por exemplo, basta multiplicar este valor pelo índice para saber quanto receberá.
Essa iniciativa visa aumentar os rendimentos dos recursos depositados nessa conta, que auxiliam o Governo Federal a financiar projetos de infraestrutura, saneamento e até mesmo no crédito de financiamento habitacional.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito ao Lucro do FGTS?
Todos os trabalhadores que contribuem para o FGTS e possuem saldo na conta no dia 31 de dezembro do ano corrente, têm direito ao lucro. A conta pode estar ativa ou inativa, o que importa é que há saldo. E quanto maior o saldo, maior será a porcentagem que o trabalhador receberá.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE