A emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma mudança, marcando o fim da exigência de idade mínima
Uma notícia importante chegou: a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma mudança e não tem mais idade mínima! Agora, mais pessoas tem a chance de tirar a CNH, desde que cumpram os outros requisitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUDANÇA
A obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é um passo crucial para os motoristas brasileiros, e recentemente, um Projeto de Lei (PL) trouxe propostas significativas de mudança no processo, com destaque para a redução da idade mínima para emissão do documento. As informações são do FDR.
O projeto sugere uma diminuição de dois anos na idade mínima para tirar a habilitação, passando de 18 para 16 anos. Além disso, busca aumentar o período de validade da Permissão Para Dirigir (PPD) de um para dois anos.
A PPD é o documento antes da carteira definitiva. Essa proposta, elaborada por um deputado federal, busca modificar as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A justificativa por trás da proposta é que, uma vez que adolescentes com mais de 16 anos já podem votar, seria “incongruente que persista a fiscalização de dirigir carros ou motocicletas”.
As principais mudanças que podem ocorrer na emissão da CNH caso o PL seja aprovado:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Melhor que Mega-Sena: 4 rituais infalíveis para atrair muito dinheiro e quitar todas as dívidas em 2025
● Até R$20 mil: Banco do Brasil salva CLTs no início de janeiro de 2025 e libera antecipação do 13º salário
● Lula ciente: Caixa libera saque acima de R$6 mil no FGTS em 4 passos para salvar CLTs
- Redução da idade mínima para emissão da CNH, de 18 para 16 anos;
- A Permissão para Dirigir teria validade de dois anos para maiores de 16 e menores de 18 anos, aumentando o período atual de um ano;
- Ao final desse período, o condutor receberia a carteira definitiva, desde que não tenha cometido infrações graves ou gravíssimas;
- Crimes de trânsito cometidos por menores de idade seriam penalizados conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Além disso, é válido destacar que, em abril de 2021, houve uma significativa mudança nos prazos de validade da CNH.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Agora, a validade é de 10 anos para pessoas com menos de 50 anos, 5 anos para aqueles entre 50 e 70 anos, e 3 anos para os maiores de 70 anos.