Ampliação das cilindradas e novos requisitos: Isenção do IPVA para motos promete aliviar o bolso de muitos motociclistas em 2025
O fim do temido IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para motos está confirmado para uma lista de motoristas sortudos em 2025.
A medida faz parte da ampliação de um programa do governo, que isenta motociclistas de baixas cilindradas do pagamento do imposto. Mas como ele funciona?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem pode se beneficiar?
A medida faz parte da ampliação do Programa Rode Bem, iniciativa do Governo de Sergipe agora aplicada às motos de até 165 cilindradas, fabricadas no Brasil e pertencentes a pessoas que comprovem renda de até dois salários mínimos.
Para garantir que o benefício seja direcionado a quem mais precisa, o programa também exige que a moto seja o único veículo do proprietário.
Com isso, motociclistas que dependem exclusivamente de suas motos para trabalhar ou se locomover terão uma oportunidade única de economizar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as exigências?
Para aproveitar a isenção, o proprietário precisa atender a alguns critérios específicos. Primeiramente, deve comprovar que a moto é o único veículo de sua posse.
Além disso, é fundamental que a motocicleta seja de fabricação nacional e possua até 165 cilindradas. Esse conjunto de regras visa garantir que o benefício alcance os trabalhadores de baixa renda.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$1500: Benefício é garantido pelo INSS para salvar idosos 65+ mesmo sem contribuição em 2 passos
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
Benefícios da isenção do IPVA
A isenção do IPVA representa uma economia significativa para os motociclistas. Além disso, o programa contribui para uma maior inclusão social, facilitando o acesso à mobilidade para quem depende da motocicleta no dia a dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro ponto importante é que o incentivo ao uso de motos ajuda a desafogar o trânsito e a reduzir a poluição, tornando as cidades mais sustentáveis e com menor emissão de gases poluentes.
Como solicitar a isenção?
Para solicitar a isenção do IPVA, o motociclista deve acessar o site da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e seguir o processo de solicitação.
O formulário exige documentos como comprovante de renda, comprovante de residência e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Com o fim do IPVA para motos em 2025, muitos motociclistas terão a chance de usufruir desse benefício, proporcionando mais liberdade financeira e inclusão.
Assim, o Programa Rode Bem não apenas alivia o bolso do trabalhador, mas também incentiva a mobilidade e sustentabilidade nas cidades.