CONFIRA
Acabou o IPVA: Milhões de motoristas estão em festa e lista de veículos ISENTOS é divulgada pra 2024
27/04/2024 às 7h15
Nova notícia sobre o IPVA cai como presente para milhares de brasileiros
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é como o próprio nome já diz, um imposto brasileiro que incide sobre a propriedade de veículos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse imposto é estadual, ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo e o fazem de acordo com o Art.º 155, III da Constituição Federal.
Para quem não sabe, existem alguns critérios levados em conta na hora de fazer o pagamento do IPVA do seu veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante saber que os automóveis e motocicletas fabricados há mais de duas décadas não têm mais a obrigatoriedade de pagar o IPVA – e essa regra é válida para todas as Unidades Federativas.
Para vocês entenderem melhor, em 2024, os donos de veículos produzidos em 2003 ou antes desse ano não serão mais obrigados a pagar o tributo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por outro lado, os proprietários de automóveis fabricados em 2004 devem ainda contribuir com o IPVA, afinal, ficarão isentos somente em 2025.
Então, se você ainda não tem um carro, mas anda pesquisando os modelos de automóveis para adquirir, aconselhamos que se não desejas pagar o IPVA, escolha por veículos que entram na idade da isenção.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa faz proibição contra 4 chocolates de marca n°1 e decreta retirada do Carrefour, Assaí e +
● Extra do 13º salário e real sobre liberação do 14º: INSS emite comunicado oficial sobre 2 benefícios
● Melhor que o 14º salário: Caixa faz liberação salvadora acima de R$1400 para salvar CLTs em novembro
Contudo, na hora de comprar um carro mais antigo, com mais de 10 anos de produção, você deve ficar atento a alguns critérios, como:
- Inspeção mecânica abrangente: considere contratar um mecânico especializado em carros clássicos para avaliar o estado do veículo.
- Histórico de manutenção: peça o histórico de manutenção do carro para verificar se os serviços foram realizados regularmente e se há registros de grandes reparos ou substituições.
- Ferrugem: verifique cuidadosamente a presença de ferrugem, que pode ser problema significativo em carros mais antigos.
- Peças de reposição: certifique-se de que ainda é possível encontrar peças de reposição para o modelo específico escolhido
- Teste de condução: faça um teste de condução abrangente para avaliar o desempenho do veículo em diferentes condições de estrada. Preste atenção a ruídos incomuns, vibrações e comportamento da direção.
Como saber se tenho isenção do meu IPVA?
Vale a pena frisar que todo condutor deve checar as regras de seu respectivo estado, bem como os trâmites para a solicitação da isenção de IPVA do veículo no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) da localidade.
Autor(a):
Redação TV Foco
A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]