SAIBA TUDO!
Vômito e diarreia: O alerta bomba da Anvisa sobre alimento popular de marca famosa que está na sua geladeira
11/06/2024 às 2h22

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vigilância Sanitária proibiu lote de produto da empresa que vinha prejudicando a saúde de milhares de consumidores
Clientes de uma famosa marca alimentícia foram pegos de surpresa com um decreto da Anvisa. Em agosto do ano passado, o caso veio à tona, chamando atenção também de comerciantes e revendedores dos produtos.
Segundo uma pesquisa do Sea Food, o Brasil está abaixo da média mundial de consumo de peixe. Porém, no estado de São Paulo, a sardinha e o atum em conserva se destacam entre as famílias, estando presentes na maioria das residências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2023, a Anvisa surpreendeu ao proibir a comercialização e distribuição do atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal, fabricado pela Cellier Alimentos Linha Profissional. O lote em questão era referente ao dia 8 de maio, com validade até 2025.
Na época, o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo relatou sobre a ocorrência de um surto de intoxicação nos Centros de Educação Infantil de Campinas, após o consumo do alimento. Os sintomas foram associados à histamina, que pode não fazer bem à saúde.
Após um exame laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, os agentes confirmaram a contaminação do produto com valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária. Para evitar problemas maiores, um alerta foi divulgado.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

1,5 toneladas de carne podre: Interdição de açougue nº1 acende alerta máximo na ANVISA

Risco de vermelhidão e coceira: ANVISA proíbe óleo nº1 da pele dos 60+ após descoberta em 2025

Internação na UTI e intoxicação: 2 descobertas sobre peixe nº1 acendem alerta na ANVISA
“O consumo de alimento contaminado por histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia”, disse.
Não houve pronunciamento da marca, mas o espaço segue aberto para respostas. Apesar da situação, eles continuam funcionando normalmente e vendendo os produtos, depois de atenderem às regras da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o trabalho da Anvisa?
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é responsável por estabelecer regras e dar suporte para todas as atividades da área no Brasil. Além do comércio, o órgão ainda trabalha nos cuidados e fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras. As denúncias podem ser feitas através do número 0800-642-9782.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br