Chá com único ingrediente promove multibenefícios ao organismo e salva saúde dos idosos 60+; Saiba qual é e prepare ainda hoje
Com o avanço da idade, controlar os níveis de açúcar no sangue e manter um metabolismo saudável se tornam essenciais para garantir qualidade de vida:
- A regulação da glicose ajuda a prevenir doenças como diabetes;
- Já um metabolismo equilibrado promove energia, saúde cardiovascular e a manutenção do peso.
Nesse contexto, o uso de alimentos e plantas medicinais pode ser uma forma eficaz e natural de alcançar esses objetivos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a equipe especializada em bem estar e saúde do TV Foco, a partir de informações divulgadas pela “Proteste Saúde”, separou benefícios incríveis nesse sentido, encontrado em um único chá, para que você possa preparar ainda hoje.
Benefícios da Sálvia:
Trata-se do chá de sálvia, uma planta nativa da região mediterrânea, possui diversas propriedades terapêuticas reconhecidas.
Entre seus benefícios, destacam-se o controle dos níveis de açúcar no sangue e o estímulo ao metabolismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essas ações são especialmente úteis para idosos, ajudando no combate à diabetes e promovendo saúde geral:
Controle do açúcar no sangue:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Regulação da glicose: Estudos mostram que a sálvia contém compostos bioativos, como flavonoides e ácidos fenólicos, que ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e a absorção de glicose pelas células. Isso estabiliza os níveis de açúcar no sangue e reduz os riscos de picos e quedas bruscas de glicemia.
- Prevenção da diabetes: Ao incorporar a sálvia à dieta, é possível ajudar na prevenção da diabetes tipo 2 em pessoas com pré-diabetes ou em risco.
Aceleração do metabolismo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Ativação metabólica: A sálvia estimula processos metabólicos que auxiliam na queima de calorias e na regulação hormonal, promovendo equilíbrio energético.
- Saúde cardiovascular: A planta também melhora o controle do colesterol LDL (“ruim”), reduzindo o risco de doenças cardíacas, que é maior em pessoas com diabetes ou resistência à insulina.
Antioxidantes:
- A sálvia possui antioxidantes poderosos que ajudam a combater o estresse oxidativo, um dos principais responsáveis pelo envelhecimento celular e pelo surgimento de doenças crônicas.
MAS ATENÇÃO! Conforme sempre frisamos, as receitas naturais aqui contidas são apenas complementos. Sendo assim, é fundamental procurar um profissional da saúde para que ele possa encaminhar o seu caso para o melhor tratamento.
Além disso, o TV FOCO jamais incentiva a automedicação, seja ela qual for.
Como preparar um bom chá de sálvia?
Agora que você já sabe tudo sobre a sálvia, veja abaixo como preparar um bom chá de sálvia:
Ingredientes:
- Folhas de sálvia (frescas ou secas)
- 200 ml de água
Modo de preparo:
- Aqueça a água até quase ferver.
- Retire do fogo e adicione as folhas de sálvia.
- Tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos.
- Coe e consuma quente ou morno.
MAS ATENÇÃO! O ideal é consumir de 1 a 2 xícaras por dia, preferencialmente após as refeições, para melhorar a digestão e o controle glicêmico.
Considerações finais:
Em suma, incorporar a sálvia na rotina alimentar é uma estratégia simples e natural para idosos que desejam melhorar sua saúde metabólica.
Além disso, ela traz um impacto positivo no controle do açúcar no sangue, no metabolismo e na saúde cardiovascular faz dela uma aliada valiosa no envelhecimento saudável.
Entretanto, consultar um médico ou nutricionista antes de incluir qualquer planta medicinal em sua dieta, é fundamental.
Mas, se você quiser saber mais sobre outras receitas como essa, clique aqui.*