Emissora de TV amada acabou na década de 70
Nesta quarta-feira, 24, iremos recordar o fim de uma emissora de TV tradicional do Brasil, que ocorreu no dia 30 de setembro de 1970.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal teve a falência decreta, precisou ser despedaçada e até teve seu acervo nas mãos da Globo.
Estamos falando da TV Excelsior. A emissora teve sua inauguração no dia 9 de julho de 1960 e tornou-se pioneira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na década dos anos 60, a TV Excelsior marcou história entre os telespectadores devido aos seus conteúdos e até elenco.
Referência da década, a emissora possuía conteúdos jornalísticos, séries e filmes, e concorria com a TV Tupi, TV Paulista e Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o NaTelinha, a emissora desenvolveu conceitos de grade de programação que são seguidos até os dias atuais.
Fato é que o canal tratava a programação com seriedade, planejamento e respeito, fato que fez com que os telespectadores a amassem.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 7,62BI na mesa: Rival n°1 da Netflix encerra serviço crucial e anuncia fusão com gigante dos streamings
● A atitude de William Bonner, do Jornal Nacional, com garçom em restaurante deixa o Brasil perplexo
● Estrela da Globo revela o que Roberto Carlos não suporta de jeito nenhum e proibição no palco: “Não podia”
Inclusive, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e Walter Clark idealizaram a grade da Globo como o famoso novela/jornal/novela a partir da Excelsior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o canal também contava com show de comédia e espetáculos musicais de auditório. O elenco também era de peso.
Isso porque, Chico Anysio, Castrinho, Roberto Guilherme e até Renato Aragão faziam parte do elenco do canal.
Já em sua programação de auditório, os principais eram os de Flavio Cavalcanti que apresentava o Um Instante, Mastro, e o de Haroldo de Andrade, H.A Show.
A TV Excelsior também contou com grandes nomes, como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Jô Soares e outros, segundo o NaTelinha.
PROBLEMAS
No entanto, no ano de 1964, a TV Excelsior passou a ter problemas ao ser perseguida pelo regime militar, assim como as demais empresas da família Simonsen.
A situação do canal se agravou em 1969. Na época, 43 funcionários foram demitidos e a maioria de seus programas cortados.
Além disso, o canal também enfrentou crises por conta de golpes, má-administração, impostos, e perda de investimentos em programas por conta da censura, no fim da década de 60.
No início de 1970, a empresa estava sem patrocinadores e com muitas dívidas, que deveriam ser pagas ao governo Médici até o dia 15 de dezembro.
No entanto, no dia 30 de setembro de 1970, a emissora foi ao ar pela última vez.
Na época, Ferreira Neto interrompe a transmissão do seriado humorístico Adélia e Suas Trapalhadas e anuncia aos telespectadores que o Governo Federal decretou o fim da Excelsior.
No dia 28 de setembro, o presidente Médici cassou as concessões dos dois canais da rede.
FALÊNCIA
Por fim, no dia 16 de outubro de 1970, a Justiça decretou a falência da Televisão Excelsior S. A.
Em julho de 1970, um incêndio destruiu quase todos os estúdios da emissora, que estava abandonada e endividada, assim como seu acervo de imagens. Meses depois, os acervos de imagens que sobraram foram parar na TV Gazeta.
Atualmente, o acervo está dividido entre TV Gazeta, a Rede Globo, a Cinemateca Brasileira (que cuida do acervo da TV Tupi) e a TV Cultura (que também tem parte do acervo da Tupi).
COMO ASSISTIR A GLOBO AO VIVO?
A Globo tornou-se a principal do país. Fato é que inúmeros telespectadores se perguntam como assistir o conteúdo da Globo de forma online e gratuita. Para isso, basta baixar o aplicativo GloboPlay ou acessá-lo pela internet.