FEZ HISTÓRIA

Acidente aéreo envolvendo banda famosa faz SBT humilhar Globo e disparar em audiência: “47 pontos”

SBT humilha Globo em relação a audiência (Foto: Divulgação)

SBT humilha Globo em relação a audiência (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Relembre o trágico acidente de avião envolvendo a banda ‘Mamonas Assassinas’ em 1996

Na coluna ‘Fez História’ deste domingo (10), vamos falar sobre o acidente de avião envolvendo o grupo dos ‘Mamonas Assassinas’, que fez um grande sucesso na época e sobre o recorde de audiência do SBT.

Na manhã do dia 2 de março de 1996, o país acordou com a trágica notícia da queda do jatinho alugado de prefixo PT-LSD, que transportava os integrantes da banda, que se chocou contra a Serra da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jatinho que estava a banda ‘Mamonas Assassinas’ completamente destruído (Foto: Divulgação)

Alexandre Alves, o Dinho; o guitarrista Bento Hinoto; o tecladista Júlio Rasec; o baixista Samuel Reoli; o baterista Sérgio Reoli; o segurança Sérgio Saturnino; o roadie [técnico de apoio] Isaac Souto; o piloto Jorge Luís Martini e o copiloto Albert Yoshiumi Takeda morreram na hora.

Integrantes da banda ‘Mamonas Assassinas’ (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Velório da banda (Foto: Divulgação)

Para quem não se lembra, a banda voltava de uma apresentação em Brasília, onde passariam a noite com seus familiares, antes de fazer uma turnê em Portugal.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A última aparição da banda ‘Mamonas Assassinas’ na televisão foi no ‘Réveillon do Faustão’, na emissora Globo. Além disso, no dia do trágico acidente, o programa relembrou a alegria dos integrantes na atração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COBERTURA DO ACIDENTE DO ‘MAMONAS ASSASSINAS’

A TV Globo deu diversos plantões ao longo do domingo. Inclusive, Galvão Bueno falou sobre o acontecimento várias vezes durante a transmissão do jogo entre Brasil e Uruguai.

Assim como Faustão, que na época mostrou vários trechos do último show da banda, em Brasília, como dito acima.

Mas, vale ressaltar que não foi a emissora dos marinhos que conseguiu a maior audiência naquele dia. Isso porque o SBT derrubou a grade da programação e conseguiu trazer novas informações a cada momento, além de relembrar participações da banda em seus programas.

O apresentador Gugu Liberato, que infelizmente faleceu em 2019, na época, convocou toda a equipe do ‘Domingo Legal’ e pediu autorização para que Silvio Santos desse o aval para uma verdadeira operação de guerra.

Exatamente às 11 horas da manhã, Gugu Liberato avisou o dono do SBT que queria entrar com flashes ao vivo do local. E foi o que aconteceu, o programa ‘Domingo Legal’ foi a única fonte de informação não só para os telespectadores, mas também para uma série de veículos de imprensa.

Durante uma entrevista à Folha de S.Paulo, no mês de abril de 1996, Gugu Liberato falou sobre o momento do acidente.

“Eu recebi a notícia às 7h30. Tirei todos os diretores da cama, pedi para eles irem ao teatro e levantarem todo o material. Perguntei pelo nosso helicóptero. Ele estava no Rio. Mandei o comandante vir do Rio e pegar outro helicóptero, porque eu ia entrar no ar, ao meio-dia, com esse assunto”, revelou ele.

SBT HUMILHA GLOBO EM RELAÇÃO À AUDIÊNCIA

Sem internet na época e com poucas opções de canais, o público acabou assistindo e recebendo novas informações através do ‘Domingo Legal’.

Com isso, de 12h10 às 15h30, o ‘Domingo Legal’ marcou 37 pontos de média, com 47 de pico.

Já a emissora Globo, ficou apenas com 13 pontos. Vale ressaltar também, que o programa de Gugu Liberato normalmente não passava dos 18 pontos na faixa.

Ainda durante a entrevista à Folha de S.Paulo, o apresentador relembrou a grande audiência.

“Naquele dia, nós fomos a única fonte de informação, servindo não só ao público, como a uma série de veículos de imprensa. Foi um negócio simpático por parte dos jornalistas. Nós vimos naquele dia que estávamos no caminho certo”, disse Gugu Liberato.

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile