Relembre o trágico acidente de avião envolvendo a banda ‘Mamonas Assassinas’ em 1996
Na coluna ‘Fez História’ deste domingo (10), vamos falar sobre o acidente de avião envolvendo o grupo dos ‘Mamonas Assassinas’, que fez um grande sucesso na época e sobre o recorde de audiência do SBT.
Na manhã do dia 2 de março de 1996, o país acordou com a trágica notícia da queda do jatinho alugado de prefixo PT-LSD, que transportava os integrantes da banda, que se chocou contra a Serra da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alexandre Alves, o Dinho; o guitarrista Bento Hinoto; o tecladista Júlio Rasec; o baixista Samuel Reoli; o baterista Sérgio Reoli; o segurança Sérgio Saturnino; o roadie [técnico de apoio] Isaac Souto; o piloto Jorge Luís Martini e o copiloto Albert Yoshiumi Takeda morreram na hora.
Para quem não se lembra, a banda voltava de uma apresentação em Brasília, onde passariam a noite com seus familiares, antes de fazer uma turnê em Portugal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Transmissores lacrados e venda: O triste fim de emissora de TV após ser obrigada a sair do ar às pressas
● Transmissores lacrados e arrancada do ar: O triste fim de emissora de TV amada após séria descoberta
● Sem condições de continuar: O triste fim forçado de emissora de TV, que deu adeus após ficar sem nada
A última aparição da banda ‘Mamonas Assassinas’ na televisão foi no ‘Réveillon do Faustão’, na emissora Globo. Além disso, no dia do trágico acidente, o programa relembrou a alegria dos integrantes na atração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COBERTURA DO ACIDENTE DO ‘MAMONAS ASSASSINAS’
A TV Globo deu diversos plantões ao longo do domingo. Inclusive, Galvão Bueno falou sobre o acontecimento várias vezes durante a transmissão do jogo entre Brasil e Uruguai.
Assim como Faustão, que na época mostrou vários trechos do último show da banda, em Brasília, como dito acima.
Mas, vale ressaltar que não foi a emissora dos marinhos que conseguiu a maior audiência naquele dia. Isso porque o SBT derrubou a grade da programação e conseguiu trazer novas informações a cada momento, além de relembrar participações da banda em seus programas.
O apresentador Gugu Liberato, que infelizmente faleceu em 2019, na época, convocou toda a equipe do ‘Domingo Legal’ e pediu autorização para que Silvio Santos desse o aval para uma verdadeira operação de guerra.
Exatamente às 11 horas da manhã, Gugu Liberato avisou o dono do SBT que queria entrar com flashes ao vivo do local. E foi o que aconteceu, o programa ‘Domingo Legal’ foi a única fonte de informação não só para os telespectadores, mas também para uma série de veículos de imprensa.
Durante uma entrevista à Folha de S.Paulo, no mês de abril de 1996, Gugu Liberato falou sobre o momento do acidente.
“Eu recebi a notícia às 7h30. Tirei todos os diretores da cama, pedi para eles irem ao teatro e levantarem todo o material. Perguntei pelo nosso helicóptero. Ele estava no Rio. Mandei o comandante vir do Rio e pegar outro helicóptero, porque eu ia entrar no ar, ao meio-dia, com esse assunto”, revelou ele.
SBT HUMILHA GLOBO EM RELAÇÃO À AUDIÊNCIA
Sem internet na época e com poucas opções de canais, o público acabou assistindo e recebendo novas informações através do ‘Domingo Legal’.
Com isso, de 12h10 às 15h30, o ‘Domingo Legal’ marcou 37 pontos de média, com 47 de pico.
Já a emissora Globo, ficou apenas com 13 pontos. Vale ressaltar também, que o programa de Gugu Liberato normalmente não passava dos 18 pontos na faixa.
Ainda durante a entrevista à Folha de S.Paulo, o apresentador relembrou a grande audiência.
“Naquele dia, nós fomos a única fonte de informação, servindo não só ao público, como a uma série de veículos de imprensa. Foi um negócio simpático por parte dos jornalistas. Nós vimos naquele dia que estávamos no caminho certo”, disse Gugu Liberato.