Trabalhadores com dengue tem direito a receber do INSS com 4 passos
Com o aumento de casos de dengue de forma preocupante por todas as regiões do Brasil, acaba de ser confirmado que trabalhadores com a doença garantem o direito de receber acima de R$1 mil do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 4 passos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, foram registrados 762.545 casos prováveis de dengue em 2024. O total de óbitos causados pela doença já chega 150. Dependendo do estado de saúde, pode ser necessário receber salário pelo INSS e se afastar das atividades profissionais.
No entanto, não são todos os casos que darão direito ao benefício. A dengue somente dará direito ao salário pelo INSS por meio do Benefício por Incapacidade Temporária, conhecido como auxílio-doença, dessa forma, é preciso atender aos critérios deste benefício em específico para conseguir recebê-lo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao todo, são 4 critérios que devem ser seguidos. Eles são: Receber licença médica acima de 15 dias, por exemplo, ao haver necessidade de internação que exceda esse período; Ter contribuído por pelo menos 12 meses para o INSS; Estar na condição de segurado; Receber na perícia médica a decisão de afastamento do trabalho.
De forma geral, os trabalhadores que foram afastados do trabalho têm a proteção do seu salário pelos 15 dias de licença médica. O pagamento dentro desse período é responsabilidade do empregador.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A partir do 16º dia de afastamento cabe salário pelo INSS, neste caso é preciso solicitar o auxílio-doença. Somente após a perícia médica é que o pagamento será feito, e o médico perito é quem vai determinar o período indicado para afastamento.
Como solicitar o benefício auxílio-doença do INSS?
- Acesse o portal Meu INSS e faça login em sua conta;
- Selecione a opção “Novo pedido” e digite “Benefício por incapacidade temporária”;
- Verifique se você atende aos requisitos necessários para a concessão do benefício;
- Anexe seu atestado médico, contendo a descrição da sua incapacidade e o período indicado para a licença;
- Agende a perícia médica, etapa crucial para a avaliação do seu caso;
- Confirme o pedido e aguarde a análise do INSS.