A aposentadoria do INSS garante estabilidade financeira aos trabalhadores que estão na terceira idade
Aposentados do INSS em pânico com medida do Governo sobre novo pente-fino. Desse modo, grande parte dos beneficiários recebem 1 salário mínimo, no valor de R$ 1518 em 2025.
A partir de informações do portal Mix Vale e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em INSS, detalha agora sobre o pente-fino da Previdência Social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o objetivo de garantir que o dinheiro chegue apenas a quem realmente precisa, o pente-fino do INSS deverá reavaliar aproximadamente 800 mil benefícios, são eles:
- Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga aposentadoria por invalidez);
- Aposentadoria por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença);
- Benefício de Prestação Continuada (BPC);
QUAL O MOTIVO DO PENTE-FINO?
A medida, anunciada pelo Governo, tem como objetivo corrigir irregularidades e otimizar os gastos públicos.
A convocação já começou a ser organizada, e os primeiros chamados devem acontecer ainda no primeiro semestre, com foco em casos não monitorados há mais de dois anos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, os alvos principais do pente-fino incluem segurados que recebem auxílio-doença por longos períodos sem perícia recente.
Já a Aposentadoria por Incapacidade Temporária, que não passaram por reavaliação e beneficiários do BPC com cadastros desatualizados no Cadastro Único (CadÚnico).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o BPC, por exemplo, a renda per capita familiar não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo, o que equivale a R$ 379,50 por pessoa atualmente.
AFINAL, COMO NÃO PERDER O BENEFÍCIO?
Enquanto isso, comparecer à perícia médica preparado é fundamental para manter o benefício ativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os beneficiários de Incapacidade Temporária e Permanente devem apresentar laudos médicos atualizados, emitidos nos últimos seis meses.
Ao serem convocados, os laudos devem contar a condição de saúde e suas limitações para o trabalho.
Vale destacar que ignorar a convocação ou não apresentar documentos pode ter consequências sérias.
O INSS determina que, após o prazo de 45 a 90 dias sem resposta, o benefício é suspenso automaticamente, até a regularização ou cancelado em definitivo.
Portanto, manter os dados de contato atualizados no Meu INSS, como telefone e endereço, assegura que as notificações cheguem sem atraso.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, o pente-fino não é novidade no INSS. Desde 2016, revisões periódicas têm sido usadas para identificar irregularidades e reduzir gastos públicos.
- Portanto, o segurado notificado terá de 45 a 90 dias para responder, dependendo do benefício.
- Afinal, o pente-fino começou a ser estruturado em março de 2025, com revisões escalonadas ao longo do ano.
QUANDO O INSS FOI FUNDADO?
Primeiramente, o INSS é um dos principais órgãos do Governo Federal, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
De acordo com o jornal O Globo, mais de 39 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo benefícios da Previdência Social, neste ano de 2025.
“Veja matéria completa sobre fechamento no INSS confirmado agora em março, datas e milhões de segurados atingidos em cheio”.