Jocyelma Santana paralisou o Bom Dia Tocantins, da Globo, traz nova lei de trânsito, que está em vigor, e confirma novidade envolvendo a CNH
No dia 27 de junho deste ano, Jocyelma Santana paralisou o Bom Dia Tocantins, da Globo, com uma nova lei de trânsito, que está em vigor. A medida visa mudanças na CNH e traz três alertas para o documentos dos idosos com idade igual ou superior a 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, a apresentadora da Globo atualizou as informações sobre a renovação da CNH para idosos acima de 60 anos com direito a isenção da renovação para milhares.
“Para esse ano, mudanças significativas para a obtenção e renovação da Carteira de Habilitação para quem tem mais de 60 anos”, disse Jocyelma Santana, que conversou com a repórter Betânia Sousa sobre a isenção e datas para renovação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações da reportagem da Globo, idosos com idade igual ou superior a 65 anos podem garantir a renovação da CNH de forma gratuita, caso se enquadrem em três regras básicas. Veja:
- Ter idade igual ou superior a 65 anos;
- Ser aposentado;
- Comprovar que não possuí empresa em seu nome e sobrevive com a renda da aposentadoria.
Ou seja, o idoso que se enquadre nas regras não precisará pagar a taxa da renovação. Mas, terá que passar por todos os procedimentos, como os exames médicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para renovar é preciso ter habilitação com foto e em situação regular. Ou seja, sem estar suspensa ou cassada. É importante lembrar que as taxas para renovar a CNH variam de estado para estado. Em São Paulo.
RENOVAÇÃO DO DOCUMENTO PARA IDOSOS
Betânia Sousa também falou sobre as datas para renovação da CNH. Por conta da idade, os idosos precisam realizar a antecipação do documento mais cedo do que os demais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As datas são O artigo 147 do CTB define qual a validade do documento para cada cidadão. Veja:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Até 49 anos – 10 anos
- Entre 50 anos e 69 anos – 5 anos
- Mais de 70 anos – 3 anos
O QUE É PRECISO PARA TIRAR A CNH?
Todos os cidadãos devem cumprir algumas regras para tirar a certeira nacional de habilitação. De acordo com a resolução nº 789/2020 do Contran, o processo de formação de condutores é dividido em cinco etapas:
- Exame de aptidão física e mental com avaliação psicológica;
- Realização de curto técnico-teórico;
- Prova teórico-técnica;
- Curso prático de direção veicular;
- Exame de prática de direção veicular;