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Produções encerradas: A falência de montadora de carros populares, rival da Toyota, após anos no Brasil

04/09/2024 às 0h12

Por: Kelves Araújo
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A falência de montadora de carros populares, rival da Toyota - Foto: Internet

A montadora de carros amada do Brasil e rival da Toyota teve o adeus decretado no Brasil depois de anos de atividade; saiba o que aconteceu com a gigante dos automóveis

Manter uma grande empresa no Brasil, sem sombra de dúvidas, não é uma missão tão simples assim. A grande realidade é que, qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar ao fracasso. Aliás, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de automóveis rivais da Toyota.

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Após anos de atuação no Brasil, a empresa chegou ao fim após uma dívida bilionária. Para quem não sabe, estamos se referindo a Chrysler do Brasil. A empresa foi uma divisão da americana Chrysler Corporation (atual Stellantis North America), que operou em território nacional entre 1967 e 1981.

Vale dizer que, a gigante produzindo uma série de automóveis de origem americana (Chrysler, Dodge e Plymouth) e francesa, oriundos da Simca do Brasil, após esta ser adquirida pelo Grupo Chrysler e extinta em 1967.

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Chrysler tentou negócios no Brasil por diversas vezes (Foto: Reprodução Internet)
Chrysler tentou negócios no Brasil por diversas vezes (Foto: Reprodução Internet)

De acordo com informações da Wikipédia, a montadora via no Brasil uma grande oportunidade de expansão dos negócios. Para adentrar no mercado brasileiro, a solução foi a aquisição da Simca do Brasil, divisão da francesa Simca, cuja propriedade e direitos foram adquiridos, a nível mundial, pela Chrysler Corporation.

No ano de 1967, a Chrysler americana enviou ao território nacional o executivo Eugene Cafiero para assumir as operações da Simca do Brasil. Inicialmente, todos os modelos Simca, como Chambord, o Presidente e o Esplanada, seguiram em produção, mas, tiveram sua marca alterada para a empresa americana.

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A Chrysler do Brasil, porém, aplicou diversas modificações aos veículos, e promoveu alguns ajustes mecânicos. Diante a rápida ascensão de uma imagem de qualidade e durabilidade, a Chrysler do Brasil lançou vários modelos.

Entretanto, a montadora rival da Toyota foi ao declínio. Em 1980, a Volkswagen do Brasil adquiriu todas as ações da Chrysler no país, desligando o controle americano sobre a filial brasileira. Dessa forma, em 1981 a Chrysler do Brasil encerrou suas atividades, mantendo apenas a produção de uma espécie de caminhão.

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Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.

chrysler
Chrysler do Brasil

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

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