EXCELENTE!

Adeus, almoço de só 1h: Lei trabalhista em vigor em 2025 garante +30 min extras de intervalo aos CLTs

18/02/2025 às 2h55

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Lei trabalhista em vigor em 2025 garante +30 min extras de intervalo aos CLTs - Foto: Internet

Extra de intervalo! CLTs recebem +30 minutos extras de intervalo com lei trabalhista em vigor em 2025; confira os detalhes

É fato mencionar que, os trabalhadores brasileiros de carteira assinada (CLTs) são assegurados com uma série de direitos garantidos pelas leis trabalhistas. As mesmas servem para manter a ordem e a harmonia no ambiente de trabalho tanto para o empregado, quanto para o empregador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de uma lei trabalhista em vigor em 2025 que garante mais 30 minutos extras de intervalo aos trabalhadores.

Ademais, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal PONTOTEL, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Intrajornada

Em suma, a intrajornada se trata de um tipo de pausa que ocorre dentro do expediente de trabalho. Ademais, esse é o momento separado para almoço, jantar, repouso ou para aquele cafezinho do meio da tarde.

Vale dizer que, o artigo 71 da CLT trata esse tipo de intervalo como uma pausa necessária e obrigatória. Em suma, a lei prevê que colaboradores que trabalham mais de 6 horas recebam 1 hora de intervalo, no mínimo e 2 horas no máximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nova lei trabalhista anunciada chega com vitória para salvar os CLTs (Foto: Reprodução/ Internet)
Nova lei trabalhista anunciada chega com vitória para salvar os CLTs (Foto: Reprodução/ Internet)

Por sua vez, quando a jornada é de 4 a 6 horas, o direito é de um descanso de 15 minutos durante o expediente de trabalho.

Hora extra e intervalo

Vale dizer que, de acordo com o parágrafo 4º do artigo 71, da Reforma Trabalhista, caso um CLT tenha um período suprimido do intervalo intrajornada, o mesmo pode receber pelo mesmo como hora extra. Ademais, o acréscimo é de 50% no valor da hora de trabalho.

Vale dizer que em um cenário como esse, uma pessoa que trabalha das 8h às 18h30, por exemplo, pode receber um intervalo intrajornada (pausa) de 1h30. Caso faça somente 30 minutos de paralisação, a hora restante é usada como extra na folha de pagamento.

Lei trabalhista garante 2 vitórias a CLTs com extra de 20% no salário - Foto: Internet
Lei trabalhista garante vitórias aos CLTs – Foto: Internet

Considerações finais

  • Em 2025, uma nova lei trabalhista garante mais 30 minutos extras de intervalo aos trabalhadores;
  • A intrajornada refere-se às pausas que ocorrem durante o expediente de trabalho, como almoço, jantar, repouso ou café;
  • O artigo 71 da CLT estabelece que trabalhadores com jornadas superiores a 6 horas têm direito a um intervalo de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.

Veja mais notícias sobre CLT CLICANDO AQUI.

Afinal, qual a diferença de interjornada e intrajornada?

Muitas pessoas se confundem com isso, principalmente pelos termos serem parecidos.

  • Interjornada/ intervalo entre jornadas: descanso entre duas jornadas de trabalho de, no mínimo, 11 horas consecutivas;
  • Intrajornada: pausa que ocorre dentro de uma jornada. No caso de profissionais que trabalham mais de 6 horas diárias, esse intervalo será de no mínimo 1 hora e no máximo, 2h.

Almoço CLTs
CLTs
Intervalo CLTs
lei trabalhista

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.