EITA

Adeus ao IPTU, Imposto de Renda, conta de luz e mais: 8 benefícios que salvam o bolso de idosos 60+

05/08/2024 às 0h06

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Idosos sorrindo com contas atrás (Foto: Reprodução - Freepick, Montagem - TV Foco)

Para quem tem mais de 60 anos temos uma excelente notícia. Isso porque existem 8 benefícios que podem salvar o seu bolso e representar um grande alívio

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que os idosos no Brasil possuem uma série de direitos garantidos por lei. Tanto que nesta matéria trataremos de 8 benefícios especiais para quem tem mais de 60 anos, como direito a isenção em diversos tipos de contas, como no IPTU, Imposto de Renda, conta de luz e muito mais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logo de cara, por exemplo, começaremos falando a respeito do Imposto de Propriedade Territorial Urbano (IPTU). Poucas pessoas sabem que algumas cidades garantem a isenção para os idosos. De acordo com informações do portal ‘UOL’, na capital paulista, alguns brasileiros possuem isenção no pagamento do imposto em alguns casos.

  • Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia;
  • Não possuir outro imóvel no município;
  • Usar o imóvel como residência;
  • Rendimento mensal que não ultrapasse três salários mínimos para isenção total;
  • Rendimento entre 3 e 5 salários mínimos para isenção parcial;
  • Valor do imóvel pode ser até R$ 1.369.813.

Conta de luz:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra vantagem é a possibilidade de solicitar isenção na conta de luz. Tem direito os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) que possuem uma renda mensal per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou famílias com membros doentes que precisam de equipamentos elétricos ligados constantemente têm prioridade no programa social.

  • As famílias enquadradas na subclasse baixa renda com consumo de até 30 kWh mês pagam 65% a menos na conta de luz.
  • A segunda faixa de desconto é de 40% e pode ser aplicada a quem consome de 31 kWh até 100 kWh mês.
  • A terceira faixa de desconto é de 101 kWh até 220 kWh mensais, cujo abatimento é de 10%.
  • Para consumos acima de 221KWh por mês, o desconto não é aplicável.

Imposto de renda

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os idosos com mais de 65 anos também possuem vantagens quando o assunto é o temido Imposto de Renda. Ainda segundo o ‘UOL’, os aposentados possuem isenção extra na declaração do imposto de renda. Além da isenção normal de R$ 1.903,98 por mês, o aposentado ou pensionista conta com outra faixa de isenção de igual valor.

Outros benefícios

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os idosos também possuem atendimento preferencial nos estabelecimentos, conforme divulgado o ‘Estatuto do Idoso’. Porém, o que poucos sabem é que o idoso também possuí preferência nos processos das esferas administrativas, empresas prestadoras de serviços e outras.

Aliás, os idosos com mais de 60 anos também podem aproveitar 50% de desconto nos ingressos para eventos artístico, culturais, esportivos e de lazer. Os brasileiros com mais de 65 anos também possuem gratuidade nos transportes coletivos públicos urbanos e assentos preferências.

Já no transporte coletivo interestadual, existem duas vagas gratuitas para idosos com renda de até dois salários-mínimos. Quando ocupadas, a empresa dará 50% de desconto na passagem. Além disso, os estacionamentos possuem reservadas 5% das vagas públicas e privadas para pessoas idosas.

Os brasileiros com mais de 60 anos possuem medicamentos gratuitos, especialmente de uso continuado. Atualmente, além do SUS, os idosos podem contar com o Programa Farmácia Popular do Brasil, por meio do qual têm acesso a medicamentos gratuitos ou com até 90% de desconto.

Como um grande trunfo para aliviar o bolso dos idosos que comprovem que possem baixa renda mensal, além de ser cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), tem direito ao pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Ou seja, um grande alívio para milhões de brasileiros.

Quem é considerado idoso no Brasil?

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público – além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

abono idosos
conta
Destaque

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.