DOLOROSO ADEUS

Falência decretada e adeus AO VIVO: O triste fim de emissora tradicional rival da Globo e comunicado

17/09/2023 às 15h10

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
O fim da emissora de TV rival da Globo (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Emissora pioneira no ramo da comunicação e primeira a tentar transmitir em cores no país, viveu últimos dias sendo perseguida; Entenda

O Brasil sempre teve um grande número de emissoras de televisão. Ao longo do tempo, várias deixaram de existir, enquanto que outras, passaram a ter um papel de extrema importância para a população. Nos dias atuais as gigantes da comunicação como a Globo, SBT e Record, dominam essa mídia, mas existiu uma que conseguiu bater até mesmo com a gigante  Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criada na década de 60, a sua programação era centrada no jornalismo, em séries e filmes estrangeiros. Concorria diretamente com a TV Tupi e a TV Cultura e com a TV Record. Distinguia-se de suas concorrentes pela pontualidade nos horários da programação e por ter criado o conceito de rede.

A emissora inovou no telejornalismo ao lançar o programa Jornal de Vanguarda, criado pelo jornalista Fernando Barbosa Lima, que trazia vários locutores e comentaristas. Também em 1962 se torna a primeira emissora no país a tentar transmitir em cores. Também é de criação dessa emissora, a criação do toque de cinco segundos para anunciar a próxima atração. A emissora foi a primeira a ter um logotipo: duas crianças chamadas de Ritinha e Paulinho, que protagonizaram diversas vinhetas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Logotipo da emissora Excelsior (Foto: Reprodução, UOL)

Logotipo da emissora Excelsior (Foto: Reprodução, UOL)

Em 1964, a TV Excelsior passou por uma grande crise, sob pressão do regime militar, que a forçou a tirar do ar programas que traziam renda à emissora. Sem dinheiro e com a conta estourada, é vendida ao Grupo Folha de S. Paulo, que a devolve aos antigos donos pouco tempo depois.

Quando o canal saiu do ar?

Contudo, em 1969, a TV Excelsior era um nome que não podia ser dito no governo militar, estava endividada e abandonada. Em seguida, ocorreram ainda dois incêndios na emissora em uma única semana, que destruíram boa parte do acervo. A partir daí, só teve mais problemas com o governo: perdeu cerca de 170 milhões de Cruzeiros só em impostos e outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sede da emissora Excelsior (Foto: Reprodução, UOL)

Sede da emissora Excelsior (Foto: Reprodução, UOL)

Contudo, como resultado, em 1970, exatamente 17h56, a emissora Excelsior sai do ar.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

emissora
emissora de TV
Emissora extinta
emissora falência
emissora falida
emissora tv excelsior
TV Excelsior

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.