ADEUS

Adeus após 50 anos: O encerramento de rede de supermercado no Brasil após dar lojas ao Atacadão

18/09/2024 às 19h55

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Atacadão e varejista que deu adeus após 50 anos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem TV Foco)

O Atacadão sem sombra de dúvidas, é uma das maiores redes varejistas do país, onde ao longo dos anos foi conquistando a confiança dos brasileiros e se consolidando em sua área de atuação

Uma famosa rede deu adeus após 50 anos e algumas de suas lojas foram adquiridas pelo Atacadão. O fato é que o setor varejista no Brasil é um dos que mais movimentam a economia. Isso porque existe uma grande variedade de empresas que atuam no ramo, visto que milhões de pessoas dependem desses serviços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, hoje iremos destacar uma varejista gigante que acabou fechando as portas para a tristeza dos funcionários e clientes. Trata-se da Makro, uma rede de atacados que fez muito sucesso no Brasil. Em um movimento já previsto pelo mercado há pelo menos quatro anos, quando a rede vendeu 30 lojas para o Atacadão. A gigante fez um comunicado de cortar o coração.

De acordo com o portal Giro News, em julho de 2023, a Makro vendeu as suas lojas para empresas como Grupo Muffato, Savegnago e Grupo Pereira. Ao se desfazer da maior parte de suas lojas, concentrando-se principalmente em São Paulo, a Makroteria ficou pouco competitiva comparada a outras gigantes do segmento como Atacadão (do grupo francês Carrefour) e Assaí (do também francês Casino).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, o grupo holandês decidiu que é melhor encerrar as atividades. “Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento”, iniciou o comunicado.

“Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração. Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”, anunciou a Makro Atacadista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do Estadão, a Makro teve dificuldades em vender as suas últimas 8 unidades. Dessa forma, a companhia holandesa encerrou a atividades no Brasil. 30 unidades da varejista foram vendidas ao Atacadão pela bagatela de R$ 1,95 bilhão de acordo com informações do portal CNN Brasil.

Hoje em dia as lojas de varejo atuam com a quantidade de produtos que o cliente leva, sofrendo alterações no preço. Como a Makro não atualizou o seu modelo, acabou sendo deixada de escanteio pelos seus concorrentes que fidelizaram os clientes.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Makro tem mais de 50 anos de história no Brasil (Reprodução: Internet)
Makro tem mais de 50 anos de história no Brasil (Foto: Reprodução / Giro News)

QUAL É A MAIOR REDE ATACADISTA DE SUPERMERCADOS DO BRASIL?

Apesar de ser uma das grandes marcas atacadistas, o Assaí não figura a primeira colocação. Confira as 4 maiores na atualidade de acordo com o portal Exame:

  • Carrefour (SP): faturamento de 115,4 bilhões de reais;
  • Assaí Atacadista (SP): faturamento de 72,8 bilhões de reais;
  • Mateus Supermercados (MA): faturamento de 30,2 bilhões de reais;
  • Grupo Pão de Açúcar (SP): faturamento de 20,6 bilhões de reais;
Unidade do Atacadão (Foto: Divulgação/Internet)
Unidade do Atacadão (Foto: Reprodução / Portal Exame)

Atacadão
falência varejista
Makro

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.