Triste notícia confirmada para milhões de brasileiros sobre o benefício do INSS
Uma das principais autarquias do Governo Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pela aposentadoria de milhões de brasileiros, além de ainda realizar o pagamento do seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta matéria, no entanto, daremos uma triste notícia sobre O NÃO PAGAMENTO do 13° salário. De início, é importante dizer que, neste ano de 2024 o presidente Lula bateu o martelo e cravou a antecipação do benefício, dividindo o montanet em duas parcelas.
Vale dizer ainda que, o adiantamento não se limita somente aos aposentados, se estendendo para outros beneficiários, como pensionistas, segurados e dependentes da Previdência Social que embolssam o auxílio-doença, auxílio-acidente ou reclusão. A medida veio para ajudar cerca de 33 milhões de brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, segundo o portal oficial do Governo Federal, o valor antecipado corresponde a 50% do valor total do abono anual na primeira parcela, onde não existe desconto de Imposto de Renda. Quando cabível, o IR é cobrado apenas na segunda parcela, que deve ser paga entre o final de maio e o início de junho.
Todavia, de acordo com informações do portal O Sul, uma média de 6 milhões de beneficiários não receberá o abono. Acontece que o BPC é assistencial e não assegura o pagamento do montante, apenas 12 parcelas mensais. Mesmo existindo alguns projetos de lei para liberação, nenhum foi aprovado até o momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, aqueles que começarem a receber o benefício do INSS após o mês de maio, também não terão acesso à antecipação. O fato é que, essas pessoas devem receber o dinheiro no final de 2024, provavelmente no período tradicional de pagamento, segundo a mesma fonte.
Em tese, essa é uma notícia muito triste para essa parte da população que precisará esperar mais para finalmente poder sacar o benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira abaixo o calendário de pagamento do 13º do INSS:
PARA QUEM RECEBE ATÉ 1 SALÁRIO MÍNIMO
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Final do NIS: 1 – pagamentos em 24/4 e 24/5;
- Final do NIS: 2 – pagamentos em 25/4 e 27/5;
- Final do NIS: 3 – pagamentos em 26/4 e 28/5;
- Final do NIS: 4 – pagamentos em 29/4 e 29/5;
- Final do NIS: 5 – pagamentos em 30/4 e 31/5;
- Final do NIS: 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6;
- Final do NIS: 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6;
- Final do NIS: 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6;
- Final do NIS: 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6;
- Final do NIS: 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6.
PARA QUEM RECEBE MAIS QUE 1 SALÁRIO MÍNIMO
- Final do NIS: 1 e 6 – pagamentos em 2/5 e 3/6;
- Final do NIS: 2 e 7 – pagamentos em 3/5 e 4/6;
- Final do NIS: 3 e 8 – pagamentos em 6/5 e 5/6;
- Final do NIS: 4 e 9 – pagamentos em 7/5 e 6/6;
- Final do NIS: 5 e 0 – pagamentos em 8/5 e 7/6.
Quando será pago 14º salário em 2024?
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até o dia 30 de novembro de 2024. Quando a empresa decide dividi-lo, é determinado que o pagamento da primeira parte ocorra até o dia 30 de novembro, enquanto a segunda até 20 de dezembro.