Chocante!
Pra dar ADEUS à cédula do real: Banco Central anuncia substituto da moeda nacional para 2025
12/12/2024 às 13h10
Moeda nacional poderá ser substituída por novo projeto do Banco Central em 2025 e consumidores poderão realizar transações pelo meio digital
Para a surpresa de milhões de brasileiros, o Banco Central divulgou recentemente que está desenvolvendo um novo sistema que substituirá a moeda nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, segundo o portal FDR, o sistema DREX, também conhecido por Real Digital, está em processo de desenvolvimento como uma versão digital do real, moeda oficial brasileira.
Essa iniciativa inovadora visa modernizar o sistema financeiro e acompanhar as tendência globais de pagamento digitais, assim como houve com o PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o DREX pretende ser uma alternativa digital ao dinheiro físico, focando em transações de maior valor, como a compra de imóveis e veículos.
A conversão do real para o DREX será na proporção de 1:1, com a gestão direta do Banco Central, garantindo maior segurança e eficiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, ele será baseado em tecnologia blockhain, que é um tipo de banco de dados descentralizado e seguro, que permitiria transações diretas entre pessoas ou empresas.
Para usar o DREX, seria necessário ter uma carteira digital, que é um aplicativo que funciona como uma conta bancária virtual.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Unânime”: Renata paralisa o JN com nova lei do Banco Central que afeta saldo da poupança no fim de 2024
● Novo decreto do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Caixa hoje (12)
● Substituto do cartão de crédito após 104 anos: Banco Central emite comunicado sobre o fim de uma era
Nessa carteira, seria possível armazenar e gerenciar seus Real Digitais, enviar e receber pagamentos instantaneamente, sem a necessidade de passar por bancos ou outras instituições financeiras.
Como funcionará o DREX?
O Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição.
Esses serviços financeiros inteligentes serão liquidados pelos bancos dentro da Plataforma Drex do Banco Central (BC).
Para ter acesso à Plataforma Drex, você precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco.
Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança.
Contudo, confira as demais novidades sobre o Banco Central, aqui com o TV Foco!
Conclusões finais
Concluindo, o Banco Central surpreende ao desenvolver o DREX, uma versão digital do real que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro.
Inspirado pelo sucesso do PIX, o DREX surge como uma solução moderna e segura, focada em transações de alto valor, como compras de imóveis e veículos.
Com a proporção de conversão de 1:1 para o real físico e gestão direta pelo Banco Central, o sistema oferece eficiência e confiabilidade.
Além disso, a criação de carteiras digitais trará praticidade aos usuários, possibilitando armazenamento, envio e recebimento de Real Digital de forma instantânea.
Contudo, essa inovação coloca o Brasil na vanguarda dos pagamentos digitais e reforça a modernização do mercado financeiro.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.