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Adeus, Bilhete Único: Substituto em vigor na era Nunes atinge em cheio o Metrô e CPTM de SP

31/10/2024 às 9h50

Por: Lennita Lee
Novo sistema pode substituir o Bilhete Único no Metrô e na CPTM em SP e em plena era Nunes (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/SPTrans/CPTM/Metrô-SP/Edilson Dantas / Agência O Globo)
Novo sistema pode substituir o Bilhete Único no Metrô e na CPTM em SP e em plena era Nunes (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/SPTrans/CPTM/Metrô-SP/Edilson Dantas / Agência O Globo)

Paulistanos e paulistas são informados de novo sistema de bilhetagem que atinge em cheio os metrôs e os trens da CPTM da cidade de São Paulo e pode substituir o Bilhete Único

Quem mora ou passa pela cidade de São Paulo sabe muito bem o quanto as linhas de metrô e dos trens da CPTM são essenciais para a mobilidade urbana na grande metrópole.

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Com uma rede densa e interconectada, esses sistemas de transporte coletivo oferecem uma alternativa rápida, segura e sustentável ao uso de automóveis, reduzindo o congestionamento e a poluição da cidade.

Porém, quem costuma fazer uso de ambas modalidades se surpreenderam com um novo sistema, em plena era Nunes e que pode fazer dar um adeus ao Bilhete Único.

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Isso porque a partir de informações oficiais divulgadas através do site oficial da Prefeitura de S.Paulo, a equipe especializada em transporte público do TV Foco, descobriu o novo Cartão Fidelidade.

Em suma, ele oferece uma série de benefícios para os passageiros de transporte sobre trilhos em São Paulo, com descontos progressivos.

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Entretanto, o sistema é semelhante ao Bilhete Único, também popular na cidade, mas há diferenças significativas que tornam o Cartão Fidelidade uma alternativa mais vantajosa.

Vantagens:

Economia Progressiva: A principal ideia do Cartão Fidelidade é oferecer pacotes de viagens com valores reduzidos:

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  • 8 viagens: R$ 37 (economia de R$ 3);
  • 20 viagens: R$ 90 (economia de R$ 10);
  • 50 viagens: R$ 217 (economia de R$ 33).

O que proporciona um desconto que varia até R$ 0,66 por tarifa, gerando uma economia significativa para quem utiliza o transporte todos os dias.

Conveniência na Recarga: o cartão pode ser carregado em postos de atendimento e cabines de recarga do Bilhete Único em 32 estações do Metrô e 23 da CPTM, facilitando o acesso ao serviço.

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MAS ATENÇÃO! Se o passageiro utilizar o cartão mais de uma vez em um curto período, ele deve respeitar um intervalo entre cada utilização:

  • 20 minutos na mesma estação e linha;
  • 20 minutos entre estações integradas da CPTM ou ViaQuatro.
  • 10 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior;

Taxa Única de Adesão: há uma taxa única de R$ 2,00, tornando o custo inicial acessível.

Quais as diferenças do Bilhete Único para o Cartão Fidelidade?

Apesar de ser mais abrangente, o Bilhete Único, uma vez que ele é aceito em todos os modais, ele não oferece o desconto progressivo para viagens frequentes que o Cartão Fidelidade possibilita;

Veja o comparativo abaixo:

Desconto Progressivo:

Cartão Fidelidade: oferece desconto progressivo nas tarifas ao adquirir pacotes de viagens, incentivando o uso frequente do transporte sobre trilhos.

Bilhete Único: não oferece descontos por volume, embora permita a integração entre modais com limite de quatro embarques em um período de até 3 horas.

Integração:

Cartão Fidelidade: limitado ao uso em trens e metrôs operados pela STM (CPTM e Metrô), com foco exclusivo em usuários desses modais.

Bilhete Único: inclui ônibus municipais, além dos trens e metrôs, oferecendo mais flexibilidade para quem depende de múltiplos tipos de transporte.

Flexibilidade de Intervalo:

Cartão Fidelidade: aplica intervalos para evitar múltiplos embarques consecutivos no mesmo local em curto período, evitando abusos e mantendo o benefício para quem realmente precisa de múltiplas viagens em locais diferentes.

Bilhete Único: não estabelece intervalos rígidos em cada modal, sendo mais voltado para a integração do que para o controle de repetição de uso:

  • Tendo um intervalo de 3 horas para o uso da tarifa Integrada Ônibus + Sistema Metroferroviário;
  • 60 minutos se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior;
  • 60 minutos em estações integradas com a CPTM ou Via Quatro.

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Conclusão final:

Em suma, para passageiros que usam exclusivamente trens e metrôs e realizam viagens frequentes, o Cartão Fidelidade oferece uma vantagem clara em termos de economia.

Os descontos progressivos são um diferencial, enquanto o Bilhete Único é uma escolha melhor para quem precisa integrar ônibus ao trajeto.

Assim, o Cartão Fidelidade pode ser uma alternativa de economia para os que focam no uso dos trilhos diariamente, proporcionando um custo-benefício vantajoso em comparação com o Bilhete Único.

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Ricardo Nunes
São Paulo

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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