Confira como acabar com os calos na mãos e deixar a pele lisinha em apenas 4 passos simples sem sair de casa
Manter as mãos lisinhas, macias e bem-cuidadas nem sempre é fácil, especialmente quando a rotina exige força, atrito ou uso constante das mãos.
Seja por treinos com pesos, trabalhos manuais ou até cuidados com a casa, os calos aparecem como uma defesa natural da pele. Contudo, você pode cuidar da sua pele e trazer a maciez de forma prática.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o portal ‘Tua Saúde’, em apenas 4 passos caseiros, você pode suavizar os calos nas suas mãos e deixar sua pele lisinha como de um bebê. Veja:
1 – Coloque suas mãos de molho
Coloque as suas mãos em uma bacia com água morna e sabão suave. Deixe-as ali por cerca de 10 minutos, até que a pele amoleça. Esse passo é essencial para facilitar a remoção do calo sem agredir a pele.
Acrescente um pouco de óleo de amêndoas ou azeite de oliva na água para potencializar a hidratação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim da progressiva e danos por calor: Misturinha com 2 ingredientes para alisar o cabelo em 30 minutos
Cheiro de bilionária: 4 perfumes impecáveis da Avon para senhoras 60+ exalarem elegância em 2025
Elegantes e irresistíveis: 6 perfumes da Natura e Boticário que grudam até na alma durante 48h no outono
2 – Esfolie
Com a pele já amolecida, é hora de esfoliar com pedra-pomes, sempre com movimentos circulares e suaves. O objetivo é remover o excesso de queratina, aquela pele grossa e endurecida, sem causar feridas.
Se preferir, você também pode usar géis ou soluções específicas para calos, que ajudam a acelerar o processo e evitar reincidências.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
3 – Hidrate a sua pele
A hidratação é a chave para recuperar a maciez e prevenir novos calos.
Após a esfoliação, lave bem as mãos e aplique um hidratante nutritivo (de preferência com ureia, manteiga de karité ou óleo de coco), massageando com movimentos circulares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Repita o cuidado todos os dias, principalmente antes de dormir.
4 – Proteção estratégica
Para que os calos não voltem, proteja as áreas mais afetadas. Protetores de calo (aqueles de espuma encontrados em farmácias) são ótimos aliados.
Mas você também pode improvisar com fita micropore e gaze nos pontos de atrito.
E se você faz exercícios com peso, trabalha com ferramentas ou carrega objetos com frequência, considere usar luvas acolchoadas ou de tecido grosso para proteger as mãos sem abrir mão da produtividade.
Considerações finais
- Com alguns cuidados simples, como amolecer, esfoliar, hidratar e proteger, é possível suavizar calos e deixar as mãos lisinhas e macias novamente.
- Basta incluir esses passos na rotina para manter a pele bem-cuidada, mesmo com o uso intenso das mãos no dia a dia.
Qual a importância da esfoliação nas mãos?
A esfoliação é uma etapa essencial nos cuidados com a pele, especialmente em áreas expostas e frequentemente usadas, como as mãos.
Esse processo remove as células mortas acumuladas, promovendo uma renovação celular que ajuda a suavizar manchas, minimizar rugas, reduzir o ressecamento e prevenir o surgimento de calosidades.
Por fim, veja esta matéria: Mãos 20 anos mais jovem: 5 passos caseiros e simples para dar adeus ao ressecamento e aos calos