URGENTE!

Adeus, cartão de crédito e de débito: Comunicado do Banco Central traz substituto nº1 a brasileiros

05/12/2024 às 12h00

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Cartões de crédito / Banco Central - Montagem: TVFOCO

Tudo sobre o comunicado do Banco Central cravando substituto nº1 do cartão de crédito e de débito

“Débito ou no crédito?” é uma das perguntas mais repetidas em estabelecimentos comerciais pelo Brasil. Em síntese, os cartões são formas de pagamento de serviços ou produtos que conta com um limite de crédito pré-definido. Ou seja, é uma espécie de empréstimo concedido por uma instituição financeira ou de pagamento responsável pela emissão do cartão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabendo disso, nesta quinta-feira (5), o TV Foco destaca sobre o comunicado do Banco Central, que acabou pegando muita gente de surpresa pelo fato de trazer um substituto nº1 a brasileiros que são adeptos de pagamentos via cartões.

Estamos falando sobre o PIX, que, a cada ano que passa, ganha mais espaço e já é a forma de pagamento mais usada, de acordo com o BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PIX

Em síntese, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, ultrapassando os pagamentos em dinheiro. O resultado é fruto da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada pelo Banco Central.

De acordo com o levantamento, o Pix é usado por 76,4% dos brasileiros, além de ser aquele utilizado com maior frequência para 46% das pessoas consultadas. Por outro lado, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) é utilizado por 68,9% da população e é o mais frequente para 22%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Importante lembrar que última edição da pesquisa, em 2021, o Pix tinha entrado em operação há poucos meses. Na época, ele era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, seu percentual era de 17%.

De acordo com informações do portal InfoMoney, mesmo com o Pix e toda a evolução tecnológica, o dinheiro em espécie ainda se faz bastante presente na vida dos brasileiros. De acordo com o estudo, 67,6% das mulheres e 70,5% dos homens utilizam as cédulas e moedas do Real.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIX e Banco Central (Foto: Ache Concursos)
PIX e Banco Central (Foto: Ache Concursos)

MEIOS DE PAGAMENTOS MAIS USADOS

  1. Pix (76,4%)
  2. Cartão de débito (69,1%)
  3. Dinheiro (68,9%)
  4. Cartão de crédito (51,6%)
  5. Débito automático (32,8%)
  6. Outras transferências eletrônicas (15,8%)
  7. Vale-refeição ou alimentação (14,7%)
  8. Outros meios (0,2%)

Por fim, vale explicar que a pesquisa ouviu duas mil pessoas entre 28/5 e 1/7/2024, sendo que mil compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais. Seu nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,1%.

O objetivo da pesquisa, de acordo com o BC, é “o aprimoramento contínuo da gestão do meio circulante brasileiro e das ações de divulgação sobre características das cédulas e moedas do real”.

Banco Central (Reprodução - Internet)
Banco Central (Reprodução – Internet)

CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BANCO CENTRAL.

Banco Central

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.