Tudo sobre o novo serviço do Banco Central que vem deixando cartões de crédito com os dias contados
O Banco Central visa principalmente garantir a estabilidade do poder de compra da moeda. Dessa vez, no entanto, falaremos a respeito de um comunicado da autarquia que acabou se pronunciando sobre o possível fim do cartão de crédito.
Como todos sabem, o cartão de crédito se trata de uma ferramenta muito utilizada em todo o mundo. Isso porque os consumidores têm a possibilidade de parcelar suas compras e isso pode ser visto como um socorro na hora da emergência. Entretanto, nos últimos meses surgiram rumores a respeito de um adeus ao cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, falou sobre o assunto no ano passado, segundo informou o portal Terra.
Na ocasião, ele deu uma opinião ante a possibilidade de obter crédito através do Pix de maneira mais simples e com menos taxas do que no método tradicional. Isso vem sendo visto como um novo facilitador na vida do consumidor.
“Com o crédito no Pix você não precisa mais, em tese, de cartões de crédito ou de MDR (taxa de desconto que as credenciadoras recolhem dos lojistas). Você consegue replicar o fluxo que hoje o cartão de crédito faz entre o banco, o lojista e o consumidor”, disse Campos Neto. Na ocasião, ele falou que o Banco Central estuda mudanças na utilização do cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o objetivo do Banco Central é que, futuramente, cada pessoa tenha instalado em seu smartphone um aplicativo que irá integrar bancos, com o sistema chamado open finance. Isto é, não será necessário ter mais de um aplicativo de instituições bancárias para acessar suas contas e fazer transações — todas as informações serão concentradas em um único lugar.
O PIX
Além disso, é importante ressaltar que o Pix acabou se tornando o método de pagamento mais usado pelo brasileiro pouco tempo depois de ser lançado, já oferece a possibilidade de fazer compras na modalidade crédito.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a integração do open finance e Pix no crédito, a necessidade de usar os cartões de crédito deixa de existir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o consumidor seguirá tendo diversas opções de meios de pagamento à disposição, adequadas a diferentes realidades e situações, e tendo o poder de escolher qual delas oferece a experiência mais conveniente. Além disso, eles citaram as várias inovações propostas pelo cartão de crédito.
COMO FUNCIONA O PIX AGENDADO?
O Pix agendado é uma modalidade do Pix, criada pelo Banco Central. Ao invés do pagamento cair na hora na conta do recebedor, o valor pode demorar até 90 dias para entrar.
A funcionalidade do Pix Agendado Recorrente passou a ser um serviço obrigatório. Com isso, as instituições financeiras terão que fornecer o serviço obrigatoriamente. A medida acabou sendo determinada em resolução publicada pelo Banco Central (BC), em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.
O Pix Agendado Recorrente permite o agendamento, por qualquer pessoa, de pagamentos de mesmo valor de forma recorrente, para cair na conta do recebedor sempre no mesmo dia de cada mês.
CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS SOBRE O BANCO CENTRAL.