Venda de fábrica da Toyota foi confirmado em país
A montadora japonesa é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Sendo assim, o anuncio do encerramento de produções em país, deixou muita gente em choque, afinal a Toyota é consolidada em sua área de atuação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que com a guerra entre Rússia e Ucrânia seguindo para um novo capítulo, a montadora japonesa se manifestou dizendo que irá encerrar permanentemente sua produção na fábrica em São Petersburgo (Rússia).
SAIBA MAIS! Descanse em paz: Os 5 carros AMADOS da TOYOTA arrancados de montadoras e extintos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É o único complexo fabril da Toyota no país. Apesar disso, a montadora diz que continuará a operar em Moscou com modelos importados, além dos serviços de pós-venda.
Um comunicado sobre o encerramento de produções em país foi divulgado no dia (23) de setembro de 2022, onde a Toyota relatou não ver qualquer indicação de que poderia voltar a produzir carros em um futuro próximo, por isso decidiu vendar a fábrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o encerramento, os funcionários afetados receberam assistência da marca para serem recolocados em outras empresas, com direito a treinamentos e “suporte financeiro além das obrigações legais”, de acordo com informações do portal Motor1.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que as operações da fábrica da Toyota de São Petersburgo tiveram início em 2005, começando a produzir somente em 2007 com o Toyota Camry. Já em 2016, recebeu seu segundo modelo, o SUV médio RAV4.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto, a montadora não permitirá que o futuro comprador da fábrica de São Petersburgo produza modelos da marca. Conforme declarou um porta-voz da Toyota, “caso seja vendida, a fábrica não construirá versões rebatizadas do Camry e do RAV4”.
A fabricante venderá apenas as instalações, sem o ferramental e as patentes. Com a decisão, a Toyota passará a ser uma importadora, tal como Ford e Mercedes-Benz no Brasil. Desse modo, até a atualização deste texto não há informações se a venda já foi realmente efetivada, mas o fato é que a marca não produz mais carros e a fábrica de São Petersburgo foi fechada.
QUAL É O CARRO MAIS BARATO DA MONTADORA?
Entre todos os modelos atualmente comercializados pela Toyota, o Yaris XL Live é o mais acessível em termos de preço. Lançado no país no segundo semestre de 2018, ele se tornou uma opção dentro da linha de hatches compactos da marca, ocupando o lugar anteriormente ocupado pelo Etios.
O preço inicial do Yaris XL Live modelo 2022 começa em R$ 80.990, tornando-o uma escolha mais acessível para os consumidores que buscam um Toyota com um preço competitivo.