ADEUS

FIM das produções em 2024: O adeus de 5 carros amados, incluindo popular da Chevrolet, extintos no Brasil

17/04/2024 às 20h38

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Adeus de 5 carros e logo da Chevrolet (Foto: Reprodução / Canva)

Hoje iremos o adeus de 5 carros famosos, incluindo popular da Chevrolet, que foram extintos no Brasil nos últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque é normal que ao longo do tempo as grandes montadoras coloquem fim nas produções de carros que fizeram muito sucesso.

SAIBA MAIS! Retorno triunfal: A volta de carro aclamado da Chevrolet com quase 1 milhão de vendas pra enterrar o Onix em país

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja por estratégia ou porque realmente as vendas caíram ao longo dos anos. O fato é que em 2024 existem 5 modelos que deram adeus na fabricação de 0km, ou seja, você ainda pode realizar o sonho de ter um desses veículos, mas usados.

Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico a ser vendido no Brasil, mas ele já parou de ser fabricado no exterior e as unidades restantes no país não serão vendidas e sim alugadas através do programa Nissan Move.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal Auto Esporte, no plano TOP, de 48 meses, e com franquia mensal de 500 km, a locação sai por R$ 7.419 reais mensais.

O Leaf era oferecido normalmente no site da Nissan até fevereiro de 2024. O preço, porém, já apontava que o hatch médio era pouco competitivo no crescente mercado de carros elétricos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por R$ 298.490, custava quase R$ 70 mil a mais do que um BYD Yuan Plus, um SUV superior e bem mais potente. Portanto, ele é o primeiro a dar adeus em 2024.

Nissan Leaf deu adeus no Brasil (Foto: Reprodução / Auto Esporte)
Nissan Leaf deu adeus no Brasil (Foto: Reprodução / Auto Esporte)

O Chevrolet Bolt, mesmo tendo sido lançado há pouco tempo dará adeus no Brasil. A GM encerrou a produção do veículo na fábrica de Orion, no estado do Michigan, nos EUA, no fim de 2023, tirando o modelo de linha.

A GM confirmou que planejava aumentar a produção global do modelo, que foi de 44 mil unidades em 2022 para mais de 70 mil em 2023. Um incremento de quase 100% na produção do Bolt de acordo com informações do portal Canal Tech em 2022.

“A demanda pelos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV ultrapassaram a oferta, especialmente desde que uma nova estratégia de preços foi anunciada e os tornou os carros elétricos de entrada mais acessíveis”, explicou a GM na época.

Porém, o carro não alcançou as expectativas da montadora. Apesar do Bolt ter sido sucesso de vendas, por estratégia a Chevrolet resolveu colocar fim no carro popular no país.

Quando chegou ao Brasil, a montadora já havia destacado que o lote de Bolt era limitado em 200 unidades e quase todas foram vendidas, mas ainda há estoque em algumas concessionárias sendo vendidas por R$ 279.990 reais.

O carro já parou de ser fabricado e será substituído por um novos elétrico, sendo o Equinox EV a grande aposta da montadora.

Chevrolet Bolt EUV ainda é possível encontrar em algumas lojas (Foto: Reprodução / Auto Esporte)
Chevrolet Bolt EUV ainda é possível encontrar em algumas lojas (Foto: Reprodução / Auto Esporte)

QUAIS SÃO OS OUTROS 3 CARROS EXTINTOS?

Com a Hyundai assumindo a operação de importações aqui no Brasil, que estava sob a tutela da Caoa, algumas mudanças na linha foram feitas e o híbrido Ioniq começou a desaparecer das lojas.

Desde março o modelo não é encontrado nas concessionárias. Apesar disso, o automóvel segue no site oficial da Caoa, ao preço de R$ 149.990 reais.

Procurada à época pela reportagem do Auto Esporte, a importadora revelou que ainda haviam pouquíssimas unidades em estoque. Porém, foi confirmado o fim do carro no Brasil.

Thumbnail Video Youtube

O Renault Stepway com motor 1.6 já havia desaparecido das lojas, mas seu fim foi confirmado oficialmente pelo presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, durante o podcast CBN Autoesporte.

Um dos motivos do adeus do carro era que ele já estava bem mais caro que a versão de entrada do Kardian, SUV recém-lançado pela Renault.

Enquanto o novo SUV tem o preço sugerido a partir de R$ 112.790 reais na versão de entrada Evolution, o Stepway Iconic 1.6 CVT custava a bagatela de R$ 117.690 reais.

A versão 1.0 segue sendo oferecida na versão Zen começando em R$ 84.470. Portanto, é mais um veículo que foi extinto do Brasil.

Renault Stepway 1.6 (Foto: Reprodução / Auto Esporte)
Renault Stepway 1.6 (Foto: Reprodução / Auto Esporte)

Já faz alguns meses que a nova picape da Jac sumiu das lojas. Inclusive, a Hunter já foi anunciada, mas ainda não começou a ser vendida.

Já a antiga caminhonete elétrica da marca, a Jac iEV-330P, saiu de cena à espera da substituta mais moderna que contará com versões a diesel e elétrica.

O modelo com motor de 204 cv alimentado por bateria de 65,3 kWh, proporciona autonomia de 226 km, de acordo com o Inmetro. A caminhonete ainda segue no catálogo de vendas da montadora por R$ 354.900 reais.

Jac iEV-330P (Foto: Reprodução / Auto Esporte)
Jac iEV-330P (Foto: Reprodução / Auto Esporte)

O CHEVROLET MONZA VOLTARÁ A SER PRODUZIDO NO BRASIL?

Todavia, aos motoristas brasileiros, é muito importante destacar que, para a frustração dos fãs de carteirinha do modelo, a Chevrolet oficialmente não confirma nenhum plano ou previsão para ressuscitar o Monza no país.

A saber, na China, o novo Monza tem preço entre R$ 65 mil a R$ 74 mil, na conversão direta do yuan para o real. E sem dúvidas, é um dos modelos mais aclamados do país.

Chevrolet Monza (Reprodução: Internet)
Chevrolet Monza fez muito sucesso no Brasil (Foto: Reprodução / Auto Esporte)

CAOA
carros extintos
Chevrolet
Chevrolet Bolt
Chevrolet Monza
Ioniq
JAC iEV330P
Renault Stepway

Autor(a):

Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.