Hoje iremos o adeus de 5 carros famosos, incluindo popular da Chevrolet, que foram extintos no Brasil nos últimos anos.
Isso porque é normal que ao longo do tempo as grandes montadoras coloquem fim nas produções de carros que fizeram muito sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seja por estratégia ou porque realmente as vendas caíram ao longo dos anos. O fato é que em 2024 existem 5 modelos que deram adeus na fabricação de 0km, ou seja, você ainda pode realizar o sonho de ter um desses veículos, mas usados.
Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico a ser vendido no Brasil, mas ele já parou de ser fabricado no exterior e as unidades restantes no país não serão vendidas e sim alugadas através do programa Nissan Move.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal Auto Esporte, no plano TOP, de 48 meses, e com franquia mensal de 500 km, a locação sai por R$ 7.419 reais mensais.
O Leaf era oferecido normalmente no site da Nissan até fevereiro de 2024. O preço, porém, já apontava que o hatch médio era pouco competitivo no crescente mercado de carros elétricos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Regras do INSS em vigor para 2025 garantem aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
Por R$ 298.490, custava quase R$ 70 mil a mais do que um BYD Yuan Plus, um SUV superior e bem mais potente. Portanto, ele é o primeiro a dar adeus em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI O CARRO POPULAR DA CHEVROLET QUE DEU ADEUS?
O Chevrolet Bolt, mesmo tendo sido lançado há pouco tempo dará adeus no Brasil. A GM encerrou a produção do veículo na fábrica de Orion, no estado do Michigan, nos EUA, no fim de 2023, tirando o modelo de linha.
A GM confirmou que planejava aumentar a produção global do modelo, que foi de 44 mil unidades em 2022 para mais de 70 mil em 2023. Um incremento de quase 100% na produção do Bolt de acordo com informações do portal Canal Tech em 2022.
“A demanda pelos Chevrolet Bolt EV e Bolt EUV ultrapassaram a oferta, especialmente desde que uma nova estratégia de preços foi anunciada e os tornou os carros elétricos de entrada mais acessíveis”, explicou a GM na época.
Porém, o carro não alcançou as expectativas da montadora. Apesar do Bolt ter sido sucesso de vendas, por estratégia a Chevrolet resolveu colocar fim no carro popular no país.
Quando chegou ao Brasil, a montadora já havia destacado que o lote de Bolt era limitado em 200 unidades e quase todas foram vendidas, mas ainda há estoque em algumas concessionárias sendo vendidas por R$ 279.990 reais.
O carro já parou de ser fabricado e será substituído por um novos elétrico, sendo o Equinox EV a grande aposta da montadora.
QUAIS SÃO OS OUTROS 3 CARROS EXTINTOS?
Com a Hyundai assumindo a operação de importações aqui no Brasil, que estava sob a tutela da Caoa, algumas mudanças na linha foram feitas e o híbrido Ioniq começou a desaparecer das lojas.
Desde março o modelo não é encontrado nas concessionárias. Apesar disso, o automóvel segue no site oficial da Caoa, ao preço de R$ 149.990 reais.
Procurada à época pela reportagem do Auto Esporte, a importadora revelou que ainda haviam pouquíssimas unidades em estoque. Porém, foi confirmado o fim do carro no Brasil.
O Renault Stepway com motor 1.6 já havia desaparecido das lojas, mas seu fim foi confirmado oficialmente pelo presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, durante o podcast CBN Autoesporte.
Um dos motivos do adeus do carro era que ele já estava bem mais caro que a versão de entrada do Kardian, SUV recém-lançado pela Renault.
Enquanto o novo SUV tem o preço sugerido a partir de R$ 112.790 reais na versão de entrada Evolution, o Stepway Iconic 1.6 CVT custava a bagatela de R$ 117.690 reais.
A versão 1.0 segue sendo oferecida na versão Zen começando em R$ 84.470. Portanto, é mais um veículo que foi extinto do Brasil.
Já faz alguns meses que a nova picape da Jac sumiu das lojas. Inclusive, a Hunter já foi anunciada, mas ainda não começou a ser vendida.
Já a antiga caminhonete elétrica da marca, a Jac iEV-330P, saiu de cena à espera da substituta mais moderna que contará com versões a diesel e elétrica.
O modelo com motor de 204 cv alimentado por bateria de 65,3 kWh, proporciona autonomia de 226 km, de acordo com o Inmetro. A caminhonete ainda segue no catálogo de vendas da montadora por R$ 354.900 reais.
O CHEVROLET MONZA VOLTARÁ A SER PRODUZIDO NO BRASIL?
Todavia, aos motoristas brasileiros, é muito importante destacar que, para a frustração dos fãs de carteirinha do modelo, a Chevrolet oficialmente não confirma nenhum plano ou previsão para ressuscitar o Monza no país.
A saber, na China, o novo Monza tem preço entre R$ 65 mil a R$ 74 mil, na conversão direta do yuan para o real. E sem dúvidas, é um dos modelos mais aclamados do país.