A fusão colossal do Santander ao investir bilhões para se tornar dono de um dos bancos mais tradicionais e conhecidos na história do setor bancário no Brasil
O Santander é uma das principais instituições financeiras no país e prova disso é o fato dele ter milhões de clientes no Brasil. Com inúmeros serviços a disposição, ele está consolidado no mercado por aqui e também fora. E um dos motivos de ter se tornado esse gigante, é as aquisições que fez pelo caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que é comum empresas comprarem outros do mesmo seguimento para aumentar a sua faixa no mercado. O mesmo acontece no setor bancário, onde um grande banco compra outro, e no processo fica com seus clientes e agências. E há um tempo, o Santander foi responsável pela aquisição do querido Banco Real.
Fundado em 1925, por Clemente Faria, ele surgiu como Banco da Lavoura de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. Em 1971, após negociação entre os irmãos Gilberto Faria e Aloísio de Faria, a instituição passou a se chamar Banco Real. Dois anos depois estava estabelecido em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já consolidado no mercado e sem uma instituição respeitada, em julho 1998, o ABN AMRO comprou o Banco Real de seu antigo controlador Aloísio de Faria por cerca de R$ 2 bilhões e em 2000 acontece a integração dos dois bancos. Com força no mercado, o ABN AMRO adquiriu também os bancos Bandepe, Paraiban e o Banco Sudameris. Essas informações são do Folha de São Paulo, na edição do dia 9 de julho de 1998.
O Banco Real seguiu fazendo sucesso e ganhando mercado. E de acordo com informações do G1, em 12 de dezembro de 2007, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e Banco Central do Brasil autorizou a fusão entre o Santander Brasil e o Banco Real. Isso ocorreu após o Santander, junto de seus parceiros, anunciar a compra de 86% das ações do banco holandês ABN AMRO por 71 bilhões de euros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como o ABN Amaro era dono do Banco Real, o Santander passou a controlar também. Em agosto de 2010, o Grupo Santander deu início à mudança das agências para a marca Santander, e assim a marca do Banco Real se encerrou oficialmente no Brasil.
QUAL O MAIOR BANCO DO BRASIL?
Hoje esse título pertence a Caixa, pois, de acordo com ranking do Banco Central, só a instituição conta com mais de 150 milhões de clientes em todo o país. Nenhum banco hoje está perto de alcançar tais números.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE