Adeus de hipermercado, rival do Carrefour, que o brasileiro amava
Um hipermercado que todo brasileiro amava, grande rival do Carrefour, deu adeus, teve mais de 100 lojas fechadas e algumas trocadas por outra rede.
Uns anos atrás era muito comum encontrar hipermercados espalhados pelo país, principalmente do Extra, que tinham 103 lojas desse modelo, mas por conta de uma estratégia de venda, acabaram desistindo e rumando para outros caminhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessas lojas, 71 se transformaram em atacarejos do Assaí e as outras viraram supermercados da própria rede, e diante dessa situação, o consultor Olegário Araújo explicou o motivo: “Nos grandes centros, os hipers não têm mais relevância”.
Ainda segundo ele, os hipermercados, não só do Extra, mas de maneira geral, perderam seu espaço pois os outros modelos, como supermercados e até mesmo os mini, atendem mais o gosto do consumidor, principalmente quando se trata do preço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Os preços nos atacarejos são de 10% a 15% menores (do que nos hipers). Por isso, o consumidor já estava dando preferência para eles. A ideia era gastar menos para sobrar dinheiro para outros gastos. Agora, com a inflação de volta, ele vai por necessidade mesmo”, explicou o consultor Eugenio Foganholo.
Apesar de não atender mais o gosto dos consumidores, as pessoas que o frequentavam ficavam horas por lá, muitas vezes passeando pelo espaço e não somente para fazer suas compras do mês.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o Extra foi fundado?
O supermercado Extra foi por muito tempo um dos grandes varejistas do Brasil e foi fundado em 1980, com sua sede em São Paulo.