CONFIRA!
Tchau, débito: Banco Central baixa nova lei com substituto em vigor na Caixa, Banco do Brasil e mais
31/10/2024 às 15h00
Decisão é tomada e Banco Central baixa nova lei com substituto do débito na Caixa, Banco do Brasil e mais
A saber, o Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil e tem como principal finalidade, em suma, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, o Banco Central acabou sendo criado por conta da reforma do sistema financeiro, realizada em 31 de dezembro de 1964, pela lei nº 4.595. Como resultado, ele integrou todas as funções da Superintendência de Moeda e Crédito, bem como algumas funções do Banco do Brasil.
Dessa forma, atualmente ele é responsável pela autoridade monetária do Brasil, estando diretamente ligada ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
BC BAIXA NOVA LEI
De acordo com informações do portal Monitor do Mercado, o Banco Central lançou a nova modalidade de pagamento via PIX, o ‘Pix Agendado Recorrente’, que deve funcionar da mesma forma que os pagamentos por débito automático. Assim, seria então o adeus do débito?
A nova modalidade agora passa a ser obrigatória para todas as instituições que disponibilizam o Pix. Para que todas as plataformas de pagamento possam se adaptar às novas regras, terão até 1º de abril de 2025 para implementar as normas definidas pelo Banco Central (BC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO FUNCIONA O PIX AUTOMÁTICO?
A saber, a modalidade permite o pagamento de faturas e boletos via PIX na forma de débito automático apenas por empresas. Além disso, a nova funcionalidade Pix Agendado Recorrente possibilita que qualquer pessoa física ou jurídica agende pagamentos de forma recorrente, programando a data e valor fixos a serem transferidos todos os meses.
COMO FAZER O PIX AGENDADO RECORRENTE?
No PIX Agendado Recorrente é o pagador que define a data e o valor que será transferido todos os meses. E precisa ter em mãos as seguintes informações:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central crava cancelamento da poupança por conta do CPF e confirma 3 alertas
● Banco Central confirma nova lei do PIX com 3 alertas e fim vital de transações acima de R$200
● Banco Central emite 2 alertas com saque às pressas de R$7BI em contas poupança Nubank, Itaú e mais
- uma chave PIX cadastrada no aplicativo do banco
- dados da pessoa ou empresa que vai receber a transferência
- escolher o valor fixo para a transferência mensal.
É importante deixar claro que o PIX Agendado Recorrente não deve invalidar outras formas de pagamento e não há proibição para utilizar outras modalidades. Até o momento não constam atualizações sobre cobrança de tarifa para a utilização do PIX Agendado Recorrente.
Por fim, outra ferramenta que pretende inovar os métodos de pagamento, o PIX Automático tem lançamento previsto para 16 de junho de 2025. Porém, será exclusivo para pagamentos vinculados a CNPJs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE VOCÊ VIU?
- Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil;
- Banco Central lançou a nova modalidade de pagamento via PIX, o ‘Pix Agendado Recorrente’;
- Pix Agendado Recorrente possibilita que qualquer pessoa física ou jurídica agende pagamentos de forma recorrente;
- O PIX Automático tem lançamento previsto para 16 de junho de 2025.
CLIQUE AQUI PARA FICAR SABENDO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BANCO CENTRAL.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: