Banco Central surpreende a todos ao confirmar o gigante substituto do dinheiro e dos cartões de crédito no Brasil após anos dos modelos de pagamento
Um estudo do Banco Central mostra que os modelos de pagamento que conhecemos há anos, estão com os dias contados. O dinheiro e o cartão de crédito já tem um substituto.
Vale lembrar que conforme o avanço da tecnologia, é normal que os meios de pagamentos também sejam atualizados. Afinal, tudo está se modificando rapidamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o time de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações do site InfoMoney, traz agora informações sobre o substituto do dinheiro e cartão de crédito.
O NOVO QUERIDINHO DOS BRASILEIROS
- Pix é a forma de pagamento mais querida dos brasileiros;
- Em 2024 ela superou o dinheiro;
- Cartão de crédito também ficou em segundo plano;
- A modernização já chama a atenção do setor.
ADEUS DINHEIRO
Através da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, o Banco Central confirmou que o pix é o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.
Em resumo, o pix é usado por 76,4% dos brasileiros. Mas, em se for levar em consideração o uso recorrente, esse ado fica em 46%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus a essas notas de R$ 50 e R$ 100: Globo confirma comunicado do Banco Central com fim de cédulas populares do real
● Da Caixa ao Bradesco: Banco Central confirma o que os 60+ do INSS estão proibidos de fazer em bancos
● Banco Central acionado: Falência de gigante das finanças em Porto Alegre, RS, desespera clientes por calote
Enquanto isso, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) é utilizado por 68,9% da população e é o mais frequente para 22%. Então, o Pix é o grande queridinho de todos.
O DINHEIRO E SUA RELAÇÃO COM A POPULAÇÃO
Mas, os apaixonados por cédulas não precisam se preocupar com o fim dele. Embora o Pix seja querido, o estudo mostrou que 67,6% das mulheres e 70,5% dos homens ainda utilizam as cédulas e moedas do Real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, outro dado interessante é o fato de que pessoas com menos renda ainda preferem usar o dinheiro físico, enquanto que aquelas com maior poder aquisitivo preferem o Pix.
E O CARTÃO DE CRÉDITO?
Além disso, na pesquisa, o cartão de crédito ficou em quarto lugar, mostrando que ainda é muito presente entre os brasileiros. Para parcelamentos, ele ainda é o que chama a atenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
OS MEIO MAIS USADOS
- Pix (76,4%)
- Cartão de débito (69,1%)
- Dinheiro (68,9%)
- Cartão de crédito (51,6%)
- Débito automático (32,8%)
- Outras transferências eletrônicas (15,8%)
- Vale-refeição ou alimentação (14,7%)
- Outros meios (0,2%)
CONCLUSÕES FINAIS
Pix é o grande queridinho dos brasileiros e já supera o dinheiro e o cartão de crédito como forma de pagamento mais recorrente. Contudo, os amantes das cédulas, não precisam se preocupar, afinal, o dinheiro não irá acabar.
O DINHEIRO VAI ACABAR?
Apesar de hoje a modernidade ganhar mais espaço, não há uma previsão que diga quando exatamente vai acabar. Afinal, é um modelo que agrada.
Então, se isso vai mesmo acontecer, só o tempo é capaz de confirmar isso.