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Adeus do RioCard, fim de serviço vital e estações abandonadas: Eduardo Paes crava 2 viradas no metrô do RJ

Eduardo Paes e Metrô (Fotos: Reproduções / Marcos Serra Lima/G1 / MetrôRio)

Eduardo Paes e Metrô (Fotos: Reproduções / Marcos Serra Lima/G1 / MetrôRio)

Eduardo Paes crava grandes viradas no Metrô do Rio de Janeiro com adeus do RioCard, fim de serviço e muito mais

Eduardo Paes, o prefeito de Rio de Janeiro, vem atuando pontualmente para a melhora do transporte público no RJ. Um dos modais que mais receberam movimentações trata-se do metrô.

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Um fato é que a cidade carioca está passando por mudanças significativas em seu sistema de transporte público. Inclusive, Eduardo Paes cravou algumas viradas no metrô do Rio.

Dessa forma, o TV FOCO realizou diversas apurações, a partir de informações divulgadas pelo portal ‘O Globo’, e resolveu trazer um compilado de alguns destaques sobre o metrô do Rio.

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Resumo

Adeus do RioCard

Desde 2023, o prefeito Eduardo Paes vem confirmando o novo sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro. No início deste ano, o Jaé, começou a operar pelos serviços de BRT, VLT, ônibus, cabritinhos e vans legalizadas.

“Pelo sistema atual [RioCard] é como se tivéssemos a raposa tomando conta do galinheiro. Agora, haverá um intermediário entre as duas pontas, a prefeitura”, disse Eduardo Paes ainda em 2023.

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Inclusive, recentemente, em agosto, a prefeitura declarou que em fevereiro de 2025, a transição de todos os modais de transporte municipais para o Jaé, será concluída, dando fim de vez no RioCard.

Assim, os usuários precisarão baixar o aplicativo do Jaé, ou comprar o cartão. Além disso, quem possui o BUI terá até o dia 31 de janeiro para ir a uma loja do Jaé e comprovar o direito ao benefício.

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Fim de serviço crucial no Metrô do Rio

No dia 26 de julho deste ano, o serviço de Metrô na Superfície deixou de existir no RJ. Desde então a integração das estações Antero de Quental, no Leblon, e Botafogo até a Gávea estão sendo feita por ônibus convencionais.

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O fim do serviço crucial partiu da própria concessionária MetrôRio, a partir de uma resolução da Secretaria municipal de Transportes (SMTR). Desde então, as integrações passaram a ser feitas por 6 linhas de ônibus, veja:

Estações abandonadas no Rio

Um fato não muito conhecido é que no Rio de Janeiro existem 3 estações de metrô que estão completamente abandonadas e inacabadas. O que impacta diretamente os cariocas que teriam o serviço mais perto de casa.

De acordo com o canal do Youtube, Caos Carioca, as estações abandonadas são: Estação de Metrô da Gávea, Morro São João (projeto de integração das linhas 1 e 4) e Integração da linha 2 (ligação entre a Estácio e a Carioca).

Essas estações se encontram abandonadas e inacabadas pela prefeitura carioca. Cada uma teve um motivo diferente para ser interrompida, mas, um fato é que, as três obras se encontram paradas. Destacando que elas poderiam beneficiar milhões de cidadãos.

Veja esse assunto com mais detalhes clicando aqui*

Considerações finais

Afinal, quanto está a passagem de metrô no RJ?

A passagem do metrô no Rio de Janeiro custa R$ 7,50. O valor entrou em vigor em 12 de abril de 2024, após um reajuste autorizado pela Agetransp.

O aumento foi baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que foi de 4,5% entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024.

Destacando que, os beneficiários da Tarifa Social continuam a pagar R$ 5 pela passagem.

Para ver mais notícias sobre o metrô e o transporte público no Brasil CLIQUE NESTE LINK.

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

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