Anatel faz ultimato para que a TIM conclua o processo de encerramento de serviço popular e a substituição do mesmo por uma tecnologia mais avançada em estado brasileiro
Em nota divulgada no dia 15 de outubro, a ANATEL baixou um decreto para que a operadora TIM conclua o processo de encerramento do fornecimento de um serviço popular para a substituição do mesmo por uma tecnologia superior.
Trata-se da implementação do seu backbone de fibra óptica, cuja qual deve conectar cerca de 19 municípios no estado do Rio Grande do Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a operadora e a Anatel em 2020.
Principais Pontos da Decisão:
Conforme dados coletados pela equipe de redação sobre tecnologia e sistemas do TV Foco, através do portal Tudo celular, o processo já deveria ter sido concluído no dia 30 de junho.
Porém, diante das chuvas intensas ocorridas entre abril e maio no estado do Rio Grande do Sul, acabou fazendo com que o processo fosse inviabilizado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a operadora obteve uma prorrogação para concluir os trabalhos até 30 de setembro de 2024. Contudo, ela terá até o dia 31 de outubro para comprovar o cumprimento dos compromissos e dar o sistema antigo por encerrado de uma vez por todas:
Municípios afetados
Os municípios atingidos por essa mudança é:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Antônio Prado;
- Cachoeira do Sul;
- Casca, Cruzeiro do Sul;
- Ijuís;
- Flores da Cunha;
- Herval, Igrejinha;
- Jaguarão;
- Palmeira das Missões;
- Parobé;
- Pinheiro Machado;
- Restinga Seca;
- Santa Cruz do Sul;
- Santo Ângelo;
- Sarandi;
- Três Coroas;
- Triunfo;
- Venâncio Aires.
Entenda o TAC
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da TIM, assinado em 2020, foi o primeiro acordo deste tipo no setor de telecomunicações brasileiro, que permite a conversão de multas aplicadas pela Anatel em investimentos em infraestrutura de telecomunicações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com duração de quatro anos, o TAC da TIM inclui 2.559 compromissos, dos quais:
- 1.812 compromissos foram cumpridos.
- 740 compromissos estão em processo de fiscalização.
- 7 compromissos ainda não foram atendidos.
No entanto, mesmo diante das chuvas no Sul do país, que afetaram 25 sites LTE*. A TIM conseguiu recuperar os mesmos dentro do prazo.
*Tecnologia de comunicação sem fio que oferece altas velocidades de transferência de dados e baixa latência. É o padrão de 4G predominante no Brasil, sendo adotado por todas as operadoras.
Além disso a TIM se comprometeu a melhorar seus índices de qualidade junto aos consumidores e ampliar a cobertura 4G.
- Backhaul de Fibra: Além do backbone, a empresa também deve construir backhaul de fibra para interligar várias cidades.
- Problemas com Reclamações: A TIM superou o limite permitido de reclamações mas falhou em atender todas as exigências de licenciamento e ressarcimento de usuários.
Porém, a TIM não foi a única operadora a assinar um TAC com a Anatel, assim como ela temos:
- Algar: Concluiu todas as 52 obrigações estabelecidas no seu TAC.
- Telefônica Vivo: Firmou o TAC em 2022 e tem até 2026 para cumprir os 1.375 compromissos firmados, dos quais 30% já foram atendidos e 38% estão em fiscalização.
Por que a troca pela Fibra Ótica é tão importante?
Em suma, a substituição de tecnologias defasadas pela Fibra Ótica é fundamental para se obter uma velocidade ideal.
Diante das novas tecnologias, esse tipo de fibra acaba tendo maior desempenho em comparação com os fios de cobre tradicionais.
Além disso, os cabos de fibra óptica são menos volumosos, mais leves, mais flexíveis e transportam mais dados.
Para saber mais sobre outros serviços modificados e encerrados, clique aqui*
Conclusões finais
A TIM recebeu um ultimato para substituir o antigo sistema de fornecimento de internet pela fibra ótica na região Sul do país, mais precisamente, em cerca de 17 munícipios da região.
Porém, a mesma tem conseguido avançar, mesmo diante das adversidades causadas pela chuva. O prazo vai até 31 de outubro para dar como encerrado de vez.