CHOCANTE!

Adeus, isenção em ônibus e metrôs do RJ: Paes dá fim no RioCard e traz fim de benefício à lista de CPFs em 2025

17/04/2025 às 11h02

Imagem PreCarregada
Eduardo Paes / RioCard - Montagem: TVFOCO

Fim da isenção em ônibus e metrôs do Rio de Janeiro chegam junto com o fim do RioCard e atinge diretamente beneficiários em 2025

Em uma decisão que ainda não agradou a todos, o governo do Rio de Janeiro decretou o fim do RioCard, impactando todos que usam ônibus e metrôs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A decisão veio acompanhada de um substituto que não agradou a população.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do O GLOBO, detalha agora o fim do RioCard no RJ.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adeus RioCard

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a substituição do sistema de bilhetagem RioCard pelo novo cartão digital Jaé. Com implementação total prevista para 1º de julho de 2025.

Pessoas em ônibus, RioCard e metrô (Fotos: Reproduções / Canva / Divulgação)
Pessoas em ônibus, RioCard e metrô (Fotos: Reproduções / Canva / Divulgação)

Contudo, inicialmente, a transição estava programada para fevereiro, mas foi adiada devido a entraves técnicos e à falta de integração com o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o Jaé será obrigatório nos modais municipais, incluindo ônibus, BRT, VLT, vans e kombis, enquanto o RioCard continuará válido apenas nos transportes estaduais, como metrô, trens, barcas e ônibus intermunicipais.

Jaé

Lançado em julho de 2024, o Jaé surgiu como uma alternativa ao RioCard, sistema controlado por empresários de ônibus, o que gerava críticas sobre a falta de transparência na arrecadação e distribuição de subsídios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Jaé (Reprodução: Reginaldo Pimenta / Agência O Dia)

Contudo, a Prefeitura argumenta que o novo sistema permitirá maior controle e transparência na gestão do transporte público, atendendo a demandas da sociedade civil e do Ministério Público

Baixa adesão

Apesar do lançamento, a adesão ao Jaé foi baixa nos primeiros meses, com apenas 1% das viagens de ônibus realizadas com o novo cartão até agosto de 2024.

Porém, a Prefeitura atribuiu o atraso na implementação à falta de integração com o sistema estadual e a mudanças na estrutura societária da empresa responsável pelo Jaé.

Além disso, para garantir a transição, a administração municipal prorrogou o prazo para a operação exclusiva do Jaé para 1º de julho de 2025.

Principais pontos sobre a transição do RioCard para o Jaé:

  • O Jaé substituirá o RioCard nos transportes municipais a partir de 1º de julho de 2025.
  • Usuários do Bilhete Único Intermunicipal precisarão portar dois cartões: Jaé e RioCard.
  • Cadastro de biometria facial será necessário para manter a tarifa diferenciada do BUI.
  • Empresas devem cadastrar funcionários no Jaé para o vale-transporte até 31 de janeiro de 2025.
  • Idosos, estudantes e pessoas com deficiência devem se cadastrar para garantir a gratuidade.​

Como fazer a aquisição do Jaé?

​Para adquirir o cartão Jaé, você pode:​

  1. Baixar o aplicativo Jaé (disponível para Android e iOS), realizar o cadastro e solicitar o cartão físico gratuitamente, com opção de retirada em lojas ou entrega em casa mediante taxa de R$ 7,95.
  2. Utilizar as máquinas de autoatendimento localizadas nas estações do BRT e VLT para obter o cartão avulso mediante caução de R$ 4,30. ​
  3. Empresas devem cadastrar seus funcionários no site oficial do Jaé para a aquisição do vale-transporte.
Jaé é o novo sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro (Reprodução: Internet)
Jaé é o novo sistema de bilhetagem do Rio de Janeiro (Reprodução: Internet)

CONCLUSÃO 

Por fim, a substituição do RioCard pelo Jaé representa um passo significativo na busca por maior transparência. Além disso, na eficiência na gestão do transporte público do Rio de Janeiro.

No entanto, a transição exige atenção dos usuários e das empresas para evitar transtornos. Porém, a Prefeitura reforça a importância da migração gradual para o novo sistema, visando uma adaptação tranquila e a manutenção dos benefícios tarifários.

Veja também matéria especial sobre: “Será obrigatório”: Riocard chega ao fim nos ônibus e metrôs do RJ e traz substituto aos cariocas em apenas 2 passos.

Cartão Jaé
isenção e riocard
Jaé
jaé e riocard
RioCard
RioCard Rio de Janeiro
riocard substituto
Substituto do RioCard

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.