O Banco Central é a instituição que desenvolve e protege a política monetária do Brasil, tendo como intuito manter a segurança da economia brasileira
Caixa, Bradesco e Itaú são exemplos de instituições financeiras que contam com milhares de correntistas em todo o país. Porém, até mesmo os grandes bancos precisam seguir as recomendações do Banco Central e fim de serviço vital atingiu em cheio milhares de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ocorre que de fato, desde fevereiro de 2024, o sistema de Documento de Ordem de Crédito (DOC), um mecanismo tradicional de transferência bancária no país, deixou de funcionar após 39 anos. Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, relatou que a extinção do DOC se deve à queda na sua utilização pelos usuários.
Esta redução se elevou após o lançamento do PIX no final de 2020, uma alternativa mais prática e rápida de transferir dinheiro. Além do DOC, foram descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), criadas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários, mas que também caiu em desuso após a implementação dos meios de pagamento instantâneos, como o PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou o diretor da Febraban.
Vale destacar que o Bradesco foi uma das últimas instituições financeiras a encerrar esse tipo de serviço. O Itaú encerrou em janeiro de 2023. Já a Caixa, finalizou em janeiro de 2024 de acordo com informações do portal Terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um levantamento da Federação sobre meios de pagamento que teve como base dados divulgados pelo Banco Central apontou que as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, sendo apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no ano.
O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e principalmente do PIX (17,6 bilhões), que se tornou o queridinho dos brasileiros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
QUANDO O BANCO CENTRAL FOI FUNDADO?
O Bacen foi criado em dezembro de 1964, através da Lei nº 4.595. Iniciando suas atividades em março de 1965, uma vez que o art. 65 da Lei nº 4.595 estabeleceu que a Lei entraria em vigor 90 dias após sua publicação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE