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Descanse em paz Honda, Yamaha e Suzuki: Fim de 5 motos populares no Brasil e motociclistas sem chão

Motos Honda, Yamaha e Suzuki (Foto: Internet)

Motos Honda, Yamaha e Suzuki (Foto: Internet)

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Motociclistas devastados! Promessas do mercado de motos no Brasil tem desfecho inesperado

O mercado brasileiro de motos é dinâmico e exigente, mas nem todos os modelos conseguem se manter firmes na concorrência.

Ademais, o choque é ainda maior quando o alvo são modelos que eram verdadeiras promessas de fabricantes consagradas, como a Honda, Yamaha e Suzuki.

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Assim, o resultado não podia ser outro: Para a tristeza de muitos motociclistas, esses modelos por vezes icônicos tiveram que se despedir do mercado nacional. O motivo? Confira!

Motos estacionada a céu aberto em rua – Foto Reprodução Internet

Conforme apurado pelo time de especialistas em mercado do TV Foco, com base no portal motonline, cinco modelos populares tiveram seu fim nos últimos anos.

Yamaha TMax

Yamaha TMax foi extinta (Foto: Reprodução/ Internet)

Quando a Yamaha TMax chegou ao Brasil, o público esperava um modelo que trouxesse o melhor do conforto e do desempenho, algo raro no mercado de scooters.

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Com um motor de 530cc e um design sofisticado, ela impressionava à primeira vista – mas também assustava ao ver o preço.

Lançada a R$ 42.500, a TMax custava o equivalente a 60 salários mínimos na época, o que a transformou em uma opção elitizada para o padrão brasileiro.

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Em seus quatro anos no mercado, foram vendidas menos de 400 unidades, e assim, a TMax, mesmo que lindíssima, foi embora, deixando os entusiastas com uma lacuna no mercado de scooters de luxo.

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Suzuki TL 1000S

Suzuki TL-1000S (Reprodução – Internet)

Visual impactante? Confere. Motor de dois cilindros em V, levando a moto a 250 km/h? Confere também. Tudo parecia indicar que a Suzuki TL 1000S seria um sucesso entre os fãs de motos esportivas.

Porém, a realidade foi bem diferente. Leve e com alta performance, a TL 1000S chegou ao Brasil com a promessa de mexer com o coração dos motociclistas, mas não encontrou público.

Depois de seis anos no mercado e com pouquíssimas vendas – foram só seis unidades em 2002, seu último ano – a Suzuki resolveu dizer adeus ao modelo.

Honda Super Hawk

Honda Super Hawk (Foto: Internet)

A Honda Super Hawk (ou Firestorm) veio para o Brasil com a missão de desafiar as motos esportivas do mercado, equipada com um motor de 110 cv e um sistema de suspensão avançado.

Parecia ser a moto certa para quem buscava inovação e força. Mas, surpreendentemente, o modelo durou apenas um ano por aqui.

A Super Hawk, mesmo com seu design atraente e tecnologia de ponta, não conseguiu conquistar o coração dos brasileiros.

O que parecia ser uma receita perfeita acabou se transformando em uma saída rápida e silenciosa do mercado.

Honda Magna 750

Honda Magna 750 (Foto: YouTube)

O Brasil adora uma boa custom, e a linha Shadow da Honda é um exemplo de sucesso. Mas a Magna 750, com seu motor de quatro cilindros em V herdado da VFR 750 e quase 90 cv de potência, não teve a mesma sorte.

Embora oferecesse potência e desempenho em uma moto de estilo clássico, ela não conseguiu a mesma popularidade que outros modelos da marca.

Após cinco anos de luta para conquistar espaço, a Magna 750 se despediu do mercado brasileiro, sem nunca ter brilhado como as outras customs da Honda.

Kawasaki D-Tracker

Kawasaki D-Tracker (Reprodução – Internet)

Mesmo não estando dentro das marcas citadas, essa moto da Kawaski faz parte de um dos modelos mais lembrados quando o assunto é um mercado já extindo: As ‘supermotos’.

Esse modelo único chegou com rodas raiadas de 17 polegadas, suspensão dianteira invertida, disco de freio de 300 mm e um motor de 249 cc, gerando 22 cv.

A D-Tracker combinava o estilo trail com uma pegada urbana, mas o público brasileiro não abraçou a ideia. + “5 veículos que não precisam de CNH”

Em dois anos, apenas 377 unidades foram vendidas, e a Kawasaki deu adeus ao modelo no Brasil. Até hoje, a D-Tracker é uma raridade para os poucos e fiéis fãs de Motard.

Considerações finais

Aqui estão os cinco modelos que, apesar de suas qualidades, acabaram deixando o mercado e se tornaram quase lendas urbanas entre os apaixonados por motos:

  1. Yamaha TMax – Scooter de luxo, mas com preço que assustou o público.
  2. Suzuki TL 1000S – Esportiva poderosa, porém sem adesão no mercado.
  3. Honda Super Hawk – Tecnologia e inovação que não encontraram fãs.
  4. Honda Magna 750 – Custom de potência, mas que ficou na sombra de outras motos da Honda.
  5. Kawasaki D-Tracker – Uma supermoto urbana que o mercado não abraçou.

Essas motos, com suas características únicas, mostraram que o mercado brasileiro de motocicletas é exigente e sensível a fatores como preço e praticidade.

Embora tenham deixado sua marca entre os fãs mais dedicados, esses modelos não conseguiram sustentar vendas suficientes e saíram de cena, tornando-se verdadeiras peças de coleção.

Mesmo que estejam longe das ruas, elas vivem na memória de motociclistas que ainda sonham em vê-las de volta, marcando uma época em que a inovação não foi suficiente para garantir sucesso.

Qual a moto mais vendida de 2024?

Em 2024, um dos modelos que lidera o topo da lista de sucessos do mercado nacional é a Honda CG 160.

Para se ter uma ideia, até março desse ano, 102.931 unidades foram vendidas.

Essa liderança se deve à sua confiabilidade, economia de combustível e excelente custo-benefício, características que continuam a torná-la uma escolha favorita entre os motociclistas no Brasil.

Autor(a):

Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br

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