Excelente notícia confirmada para quem está querendo antecipar a aposentadoria e não faz ideia do que fazer
O INSS, sem dúvida alguma, é tido como um dos principais órgãos do Governo Federal. Afinal, a autarquia é a grande responsável pelo pagamento da aposentadoria de milhões de aposentados e pensionistas, além de outra gama de benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no Instituto Nacional do Seguro Social, é válido dizer que muitos trabalhadores tiveram contratempos depois da Reforma da Previdência, em 2019, vendo suas aposentadorias serem adiadas. Agora, essa condição pode mudar e muita gente pode ter seus abonos antecipados.
A grande realidade é que, atualmente, existem três tipos de aposentadoria, sendo elas a especial, por invalidez e por idade. A modalidade por tempo de contribuição deixou de existir em 2019, tendo função somente em regras de transição. No ano de 2021, a idade mínima era 61 anos, mas, em 2022 as coisas mudaram e ela passou a ser 61 anos e 6 meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, neste ano de 2024, a idade seguiu aumentando, atingindo em cheio pessoas que trabalharam por anos e pretendiam se aposentar quanto antes. Os números chegam a 65 anos para homens e 62 para as mulheres.
APOSENTADORIA ANTECIPADA
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, é possível conseguir a aposentadoria antecipada antes da idade mínima, sendo necessário a contribuição com a Previdência Social antes da Reforma, graças a lei de transição. Assim, soma-se o tempo de contribuição, sendo necessário 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
Homem
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Mínimo de 35 anos de contribuição;
- Não há idade mínima;
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 96;
- Mínimo de 180 meses de carência.
Mulher
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Mínimo de 30 anos de contribuição;
- Não há idade mínima;
- Soma do tempo de contribuição + idade deve resultar em 86;
- Mínimo de 180 meses de carência.
Por sua vez, a aposentadoria por invalidez não exige idade mínima, sendo exigido somente 12 meses de contribuição. Em tese, é necessário apenas que a pessoa tenha trabalhado pelo menos 1 ano com a carteira assinada para garantir o benefício. Essa modalidade atende pessoas que sofreram acidentes e precisam de mais de seis meses sem trabalhar, ou quem está impedido do trabalho por saúde.
Dessa forma, esses grupos podem dar adeus a idade mínima e serem beneficiados com a aposentadoria do INSS antes do prazo cravado pelo órgão.
Qual a idade mínima pra se aposentar no INSS?
A regra atual exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição, segundo o GOV.BR.