COMO ASSIM?!

Adeus, idas ao cartório: Canetada do Banco Central traz 3 viradas históricas em 2025

02/01/2025 às 10h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Canetada do BC cria sistema que visa colocar fim nas idas ao cartório (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Canetada do Banco Central coloca fim na burocracia dos cartórios e traz 3 grandes e importantes viradas em 2025, e você precisa saber

A burocracia, especialmente em instituições como os cartórios, muitas vezes representa uma “dor de cabeça” significativa para a rotina dos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, é quase um ritual saber que resolver qualquer questão nesse quesito envolve:

  • Processos longos;
  • Filas intermináveis;
  • Necessidade de autenticações ou reconhecimentos de firma.

Tudo isso frequentemente transforma as tarefas que aparentemente são simples em verdadeiros desafios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que quase sempre resulta em tempo perdido e frustração para cidadãos que precisam cumprir obrigações legais ou realizar transações imobiliárias e contratuais.

Drex, Banco Central
O DREX promete revolucionar a forma do brasileiro lidar com certas burocracias e questões financeiras (Foto: Reprodução/Internet)

No entanto, uma nova solução surge no horizonte: o DREX, uma nova plataforma financeira desenvolvida graças a uma canetada do Banco Central do Brasil, que promete modernizar a estrutura financeira do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, a partir de informações divulgadas pelo portal Seu Crédito Digital, a equipe especializada em tecnologia e serviços bancários do TV Foco traz mais detalhes sobre essa inovação e como ela deverá impactar na rotina de finanças dos brasileiros.

Será o fim dos cartórios?

Não, o DREX não representa a extinção dos cartórios, no entanto, ele tem o potencial de reduzir ou acabar de vez com a necessidade de idas presenciais a essas instituições, simplificando processos burocráticos de maneira revolucionária.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, ele funciona como uma moeda digital projetada para complementar o sistema financeiro brasileiro, utilizando tecnologias inovadoras como contratos inteligentes e blockchain.

Ou seja, com a introdução dele, esses processos que hoje demandam autenticações manuais podem ser automatizados e realizados diretamente na plataforma digital, proporcionando maior rapidez e transparência.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Blockchain é um banco de dados que facilita transações digitais bem como informações que facilitam a diminuir a burocracia (Foto Reprodução/ Insider Intelligence)

A seguir, exploramos como o DREX promete transformar o mercado financeiro e o impacto dessa revolução em três viradas históricas de implementação:

Um trio de vantagens:

  • Contratos inteligentes: Os contratos inteligentes e programas que executam automaticamente as condições estabelecidas entre as partes eliminam a necessidade de intermediários, como reconhecimentos de firma ou autenticações cartoriais.

Resultados: Rapidez em transações complexas, como compra de imóveis ou negociações empresariais, e menor custo para os usuários.

  • Split Payment: O Split Payment ou sistema de pagamento fracionado automatiza a arrecadação de impostos durante transações, eliminando etapas manuais e erros.

Benefícios: Aumento na eficiência tributária, transparência total em pagamentos e maior previsibilidade nas receitas públicas.

  • Transações mais seguras em grande escala : A utilização de blockchain garante que todas as transações sejam seguras e auditáveis, permitindo um ambiente de maior confiança e redução de fraudes.

Impacto: aumento da competitividade e atração de investidores para o mercado financeiro brasileiro.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Banco Central estima que a implementação do DREX deverá ser concluída em 2025 (Foto: Reprodução/Banco Centra/Divulgação)

Quando o Drex sairá do papel?

O Banco Central estima que o DREX seja completamente implementado até o fim do ano de 2025, posicionando o Brasil como um dos líderes na adoção de moedas digitais emitidas por bancos centrais.

Com essa iniciativa, o país dá um passo à frente na construção de um sistema financeiro mais eficiente, inclusivo e alinhado às tendências globais.

Por fim, a sua chegada simboliza mais do que uma evolução tecnológica; representa uma transformação estrutural na forma como o Brasil lida com transações financeiras.

No entanto, cabe ao Banco Central e à sociedade trabalharem juntos para superar os desafios e maximizar os benefícios dessa revolução digital.

Considerações finais:

O Banco Central do Brasil anunciou o DREX, uma plataforma digital que promete simplificar processos burocráticos, como aqueles que dependem de cartórios.

Com contratos inteligentes, pagamento dividido e blockchain, a ferramenta se torna extremamente rápida, segura e eficiente nas transações financeiras.

Mas, para saber sobre mais decretos do BC, taxa de juros e mais, clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

Banco Central
Burocracia
Cartórios
Drex
Fim da burocracia

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.