Tudo sobre quais são os carros que não precisam mais pagar o IPVA
Todos sabem da obrigatoriedade de pagar o IPVA, que é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mas o que muita gente pode não imaginar é que nem todos os automóveis precisam pagar a cobrança anual.
Apesar de não importar se o carro é novo, seminovo ou usado, o que vai importar mesmo na hora de pagar o IPVA está relacionado diretamente ao ano de fabricação desse veículo.
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Ou seja, isso quer dizer que automóveis que saíram de fábrica há alguns anos são dispensados por completo da quitação desse débito. O problema é que a idade dos veículos isentos do imposto varia de acordo com cada estado brasileiro.
Segundo informações do portal Autoesporte, grande parte dos estados isenta o IPVA para carros fabricados há mais de 15 anos. Além do Distrito Federal, os estados que também seguem o mesmo modelo são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.
A situação fica um pouco diferente para quem mora no Mato Grosso, que só deixa de cobrar os moradores com carros a partir de 18 anos. No Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo a situação é ainda pior: 20 anos de fabricação.
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Santa Catarina e Tocantins pesam a mão na hora de eliminar a cobrança do IPVA: 30 anos ou mais de produção. Alagoas, por sua vez, estabeleceu que carros feitos antes de 31 de dezembro de 2002 não devem pagar o imposto. Pernambuco é o mais radical de todos: não existe isenção por tempo de fabricação.
Minas Gerais tem um esquema inusitado: somente veículos de placa preta de coleção ou de valor histórico comprovado, bem como carros adquiridos em leilões promovidos pelo poder público, não pagam o imposto.
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Em São Paulo, veículos escolares não são obrigados a pagarem IPVA. Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal não cobram o imposto de carros elétricos ou híbridos.
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Por que é preciso pagar o IPVA?
O imposto é uma forma de arrecadação de dinheiro para o governo da região onde o carro está registrado.
Normalmente, o IPVA distribui recursos para o estado e também para os municípios (50/50). Cada local possui uma divisão para fazer o investimento desse montante.