O imposto é um dos mais temidos pelos motoristas e teve o fim confirmado para lista de condutores neste ano de 2024. Veja se você é um deles
Para muitos motoristas, o pagamento anual do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é visto como uma grande preocupação. Vale lembrar que, o preço a ser pago varia conforme o tipo de veículo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em tese, a taxa é cobrada nos primeiros meses do ano. Todavia, para a felicidade de milhares, na próxima cobrança uma lista de motoristas podem pular de alegria, já que não terão que fazer o desembolso. O motivo? Acontece que há uma lista de veículos isentos do imposto.
Segundo o portal ‘Dicas OLX’, carros híbridos, elétricos e PcD, estão fora da lista de pagamento do IPVA. Um ponto a ser levado em consideração é que, as diretrizes variam de acordo com o estado ao qual o carro ou moto está cadastrado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, é de suma importância realizar uma verificação no site da Secretaria da Fazenda e analisar as condições que dispensam o pagamento. Locais como Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí, existe isenção aos donos de automóveis híbridos e elétricos. Por sua vez, em São Paulo, o pagamento cai pela metade.
Já nos demais estados, a cobrança ocorre de forma parcial. No RJ, o imposto de carros elétricos é de 0,5% sobre o valor venal, enquanto os híbridos, sofrem tributação de 1,5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ISENÇÃO POR IDADE
É importante levar em consideração ainda que, além da isenção dos automóveis garantida para PcD, elétricos e híbridos, o fim do imposto também varia de acordo com o estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SP, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre, dão fim a cobrança nos carros com mais de 20 anos de fabricação. Por sua vez, Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte, o tempo cai pela metade, sendo apenas 10 anos. Já no RJ, os automóveis com mais de 15 anos de fabricação estão isentos de IPVA.
Dessa forma, nota-se a importância de observar as especificações do seu estado para saber as regras e vencimento do imposto depois da fabricação do veículo. Se necessário, consulte maiores no portal do Detran da sua região.
Como pagar IPVA 2024 online?
Para pagar o imposto de forma online, basta seguir os seguintes passos abaixo:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
- Localize a seção referente à consulta de débitos do IPVA;
- Informe os dados do seu veículo, como placa e Renavam, e clique em “consultar”;
- Em seguida, você poderá visualizar se há boletos pendentes.