O imposto é um dos mais temidos pelos motoristas e teve o fim confirmado para lista de condutores neste ano de 2024. Veja se você é um deles
Para muitos motoristas, o pagamento anual do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é visto como uma grande preocupação. Vale lembrar que, o preço a ser pago varia conforme o tipo de veículo.
Em tese, a taxa é cobrada nos primeiros meses do ano. Todavia, para a felicidade de milhares, na próxima cobrança uma lista de motoristas podem pular de alegria, já que não terão que fazer o desembolso. O motivo? Acontece que há uma lista de veículos isentos do imposto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal ‘Dicas OLX’, carros híbridos, elétricos e PcD, estão fora da lista de pagamento do IPVA. Um ponto a ser levado em consideração é que, as diretrizes variam de acordo com o estado ao qual o carro ou moto está cadastrado.
Dessa forma, é de suma importância realizar uma verificação no site da Secretaria da Fazenda e analisar as condições que dispensam o pagamento. Locais como Distrito Federal, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí, existe isenção aos donos de automóveis híbridos e elétricos. Por sua vez, em São Paulo, o pagamento cai pela metade.
Já nos demais estados, a cobrança ocorre de forma parcial. No RJ, o imposto de carros elétricos é de 0,5% sobre o valor venal, enquanto os híbridos, sofrem tributação de 1,5%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ISENÇÃO POR IDADE
É importante levar em consideração ainda que, além da isenção dos automóveis garantida para PcD, elétricos e híbridos, o fim do imposto também varia de acordo com o estado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aumento do valor do salário mínimo e +1 EXTRA da Caixa: 2 vitórias chegam aos trabalhadores em 2025
● Melhor que 13° e 14° salário: Governo anuncia pagamento EXTRA de R$1.502 em 4 passos em 2025
● Adeus só R$ 1.412: Aposentadoria do INSS, BPC e +5 benefícios garantem reajuste histórico na era Lula
SP, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Acre, dão fim a cobrança nos carros com mais de 20 anos de fabricação. Por sua vez, Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte, o tempo cai pela metade, sendo apenas 10 anos. Já no RJ, os automóveis com mais de 15 anos de fabricação estão isentos de IPVA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, nota-se a importância de observar as especificações do seu estado para saber as regras e vencimento do imposto depois da fabricação do veículo. Se necessário, consulte maiores no portal do Detran da sua região.
Como pagar IPVA 2024 online?
Para pagar o imposto de forma online, basta seguir os seguintes passos abaixo:
- Acesse o site da Secretaria da Fazenda do seu estado;
- Localize a seção referente à consulta de débitos do IPVA;
- Informe os dados do seu veículo, como placa e Renavam, e clique em “consultar”;
- Em seguida, você poderá visualizar se há boletos pendentes.