A notícia deixa Brasileiros em festa após fim do imposto pago todos os anos e bolso aliviado
O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório para quem é dono de veículo. Ele deve ser pago anualmente e, normalmente, é cobrado nos primeiros meses do ano. O que muitas pessoas não imaginam é que nem todos os veículos precisam pagar a cobrança anual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, uma nova lei que varia de estado para estado, impôs que conforme a idade de fabricação do veículo, não se faz mais necessário o pagamento da taxação, notícia essa que deixa o bolso de muitos brasileiros aliviado.
Portanto, através de um rol divulgado pelo Governo Estadual, é possível a identificação de proprietários de transportes que estejam dispensados do tributo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, para melhor entendimento, a somatória dos anos de fabricação é o que realmente vai importar na hora do pagamento, uma vez serão dispensados completamente da quitação desse débito. Todavia, é importante ressaltar que existem algumas restrições.
De acordo com informações do portal Auto Esporte, grande parte dos estados isenta o IPVA para carros fabricados há mais de 15 anos, o que se faz bastante necessário atenção redobrada na regra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, além do Distrito Federal, estados como: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, atua a principio de 15 anos de fabricação do transporte para não efetuar pagamento do IPVA,
Já em Mato Grosso, a cobrança da taxação não acontecerá amis a partir de 18 anos do veículo. Enquanto isso, no Acre, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo a situação é ainda pior: 20 anos de fabricação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ifood confirma fim de serviço em 2024 e faz comunicado ao Brasil: “Nova estratégia de negócio e marca”
● Salário mínimo tem aumento significativo para R$ 1.844,40 e brasileiros podem comemorar ainda em 2024
● 14,5km/l e queridinho da Volkswagen: 5 carros de luxo por preço de hatch popular, incluindo SUV
De antemão, Santa Catarina e Tocantins o importo é eliminado com 30 anos de sua produção. Alagoas, por sua vez, determinou que carros feitos antes de 31 de dezembro de 2002 não devem pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, no estado de Pernambuco não existe isenção por tempo de fabricação. Por fim, em Minas Gerais, a regra só valerá para veículos de placa preta de coleção ou de valor histórico que seja comprovado, assim como carros adquiridos em leilões promovidos pelo poder público, também e livram do pagamento.
Dessa maneira, se você se enquadra nessas diretrizes e pertence a algum desses estados, é importante que esteja atento às mudanças e principalmente os anos do seu transporte, seja ele carros ou motos.
O que acontece com quem não pagou o IPVA em 2024?
Além das multas, juros e correção monetária acrescidos ao valor original, o nome do proprietário do veículo poderá ser inscrito na dívida ativa estadual, dificultando o acesso ao crédito, como cartão de crédito, abertura de contas em bancos e tomada de empréstimos e financiamentos.