Confira a lista de veículos que não precisam mais pagar o IPVA
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é obrigatório para quem é dono de veículo. Devendo ser pago anualmente nos primeiros meses do ano. Apesar de para muitos o imposto poder ser uma dor de cabeça, o que muitas pessoas não sabem é que existe uma lista de veículos que não precisam mais pagar o tributo.
Em uma lista divulgada pelos governos estaduais, já é possível ver quem está livre do imposto. Confira: se você é do Rio Grande do Norte e Roraima, carros com 10 anos ou mais já são isentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no Amazonas, Bahia, Piauí, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Rondônia, Espírito Santo, Ceará, Sergipe e Rio de Janeiro, por exemplo, veículos com mais de 15 anos de fabricação, são isentos do IPVA. O mesmo vale para o Distrito Federal.
No estado do Mato Grosso, o IPVA deixa de ser cobrado apenas aos veículos com 18 anos ou mais de fabricação. Outras unidades federativas do Brasil concedem a isenção apenas aos veículos com 20 anos ou mais de fabricação, e são eles: São Paulo, Acre, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, uma iniciativa interessante foi adotada, incentivando os gaúchos a colocarem o CPF na hora das compras. A Nota Fiscal Gaúcha, funciona como uma forma do estado garantir que os cidadãos no soneguem impostos, sendo assim, existe uma série de incentivos ligados a prática, inclusive uma chamada “Desconto do Bom Cidadão (IPVA)”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, apenas colocando o CPF na nota, os cidadãos do RS podem conquistar diversos benefícios, como prêmios em dinheiro, maior compreensão da função social do tributo. Inclusive, no mês passado, foram sorteados prêmios de 50 mil, 5 mil e 1 mil. Além da oferta da isenção/desconto no pagamento do IPVA.
Além disso, no estado, carros elétricos tem isenção do IPVA. Assim, para ter direito ao benefício, segundo o ‘Valor’, o veículo deve estar classificado pela Secretaria Nacional de Trânsito como ‘automóvel movido à propulsão elétrica’. No estado, a alíquota é de 3% para os automóveis de passeio movidos a combustível.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● CPTM, metrô e ônibus de SP: Decreto da SPTrans traz 2 alertas do que está bloqueando o Bilhete Único em 2024
● Isenção na fatura dos cartões de crédito e mais: idosos 60+ se livram dessas 3 dívidas temidas em 3 passos:
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
O que é Nota Fiscal Gaúcha?
Nota Fiscal Gaúcha é um programa criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul para estimular a cidadania fiscal e combater a sonegação de impostos. O programa incentiva os cidadãos a solicitarem a inclusão do CPF na nota fiscal de suas compras, tanto em estabelecimentos físicos quanto online.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece se deixar de pagar o IPVA?
Além das multas, juros e correção monetária acrescidos ao valor original, o nome do proprietário do veículo poderá ser inscrito na dívida ativa estadual, dificultando o acesso ao crédito, como cartão de crédito, abertura de contas em bancos e tomada de empréstimos e financiamentos.