O JN foi paralisado às pressas com a notícia que atinge milhões de brasileiros em cheio
O Jornal Nacional é tido como o principal telejornal do Brasil e carro-chefe de audiência da Globo. A exibição, vale lembrar, sempre traz os principais assuntos nacionais e internacionais aos telespectadores, como foi o caso quando o JN acabou sendo paralisado com uma nova lei relâmpago do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na bancada do jornalístico, a apresentadora Ana Paula Araújo trouxe à tona a situação envolvendo o órgão do Governo Federal, com adeus na idade mínima e tabela de contribuição atualizada.
“As exigências para a aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas com a chegada de 2024.”, disse a substituta de Renata Vasconcellos na bancada o JN, durante a edição do dia (11/12/2023).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, as exigências citadas por Ana Paula são as mudanças que ocorreram no período do ano passado para 2024.
“A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos e pelo menos 15 anos de contribuição, e homens com 65 anos e 20 de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma de 2019, o governo criou regras de transição. De acordo com elas, as exigências vão aumentando.”, iniciou a reportagem do JN.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, neste ano a idade mínima para pedir aposentadoria para esses casos subiu em seis meses. Para as mulheres, passou para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, 63 anos e 6 meses. Além disso, o tempo de contribuição também mudou, passando de 30 anos para mulheres e 35 para homens.
Em tese, o INSS trouxe mudanças significativas e que atingiram milhões de brasileiros em cheio, com adeus na idade mínima de 2023 e tabela de contribuição atualizada, com mais acréscimos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é e para que serve o INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel fundamental na administração dos pagamentos relacionados à aposentadoria e outros benefícios para os trabalhadores no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O INSS atua como um órgão crucial para garantir a seguridade social dos trabalhadores brasileiros, oferecendo assistência financeira em várias situações, como aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio-doença, entre outros benefícios. Ele permite que milhões de brasileiros tenham direito a uma renda mínima.