FIM DE UMA ERA!
Fechamento de fábricas e ADEUS: O fim de montadora no Brasil confirmada por Bonner no JN e choro dos motoristas
21/05/2024 às 12h19
Brasileiros em choque após fechamento de portas de fabricante de carros amada
Manter uma grande empresa no Brasil, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa nada fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar ao fracasso. Inclusive, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de automóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia anunciada pelo apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, impactou todos aqueles brasileiros que carregavam um apreço pela fabricante ou até mesmo que possuíssem um automóvel da mesma.
Estamos falando da Ford, gigante montadora de carros que fez sucessos em território nacional com seus veículos e que decretou o fechamento de suas portas em 11 de janeiro de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa que operava no Brasil desde 1919, comunicou o fechamento de suas fábricas nas regiões de Camaçari (Bahia), Taubaté (São Paulo) e Horizonte (Ceará).
“A indústria automobilística brasileira sofreu hoje um baque histórico. a Montadora Ford anunciou o fim da produção no país”, disse William Bonner em exibição do JN na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme divulgado pela fabricante, a empresa encerrou suas atividades nos três pontos de produção durante a pandemia da Covid-19, período desafiador para empresas que dependiam da logística para cumprir suas obrigações e obter lucro.
“À medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, disse a Ford.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lacrada pela polícia, falência e dívidas: Fim de emissora tão grande quanto a Globo devasta o Brasil após 30 anos
● 600M no bolso em 2025: Esses são os números mais sorteados e 5 dicas infalíveis para faturar Mega da Virada
● FIM da CNH: Nova lei de trânsito traz multa arrasadora e ADEUS à habilitação por 12 meses
Na época, devido a comoção gerada por aqueles clientes que possuíam carros fabricados pela a empresa, a Ford decidiu manter a produção de peças por mais um período, no intuito de garantir estoque de componentes de reposição.
Vale dizer que enquanto três dos quatro modelos que eram fabricados aqui (Ka, Ka Sedan e EcoSport) deixaram de forma imediata de serem produzidos no estado da Bahia e seguirão à venda apenas enquanto estivessem em estoques.
COMUNICADO DA FORD
“A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não vai comentar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil”, disse a empresa em comunicado.
Qual empresa vai entrar no lugar da Ford no Brasil?
A BYD, uma empresa chinesa, montadora de carros elétricos, assumiu o complexo industrial que pertenceu à Ford entre 2001 e 2021 em Camaçari, na Bahia.
A montadora confirmou que vai fabricar dois elétricos, o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus, e um híbrido sendo ele o Song Plus. A capacidade total será de 150 mil unidades por ano e a previsão do início da operação é no segundo semestre de 2024, segundo o portal ‘AutoEsporte’.
Autor(a):
Taís Araújo
Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são: