Brasileiros em choque após fechamento de portas de fabricante de carros amada
Manter uma grande empresa no Brasil, sem sombra de dúvidas, não é uma tarefa nada fácil. Isso porque qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar ao fracasso. Inclusive, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de automóveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A notícia anunciada pelo apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, impactou todos aqueles brasileiros que carregavam um apreço pela fabricante ou até mesmo que possuíssem um automóvel da mesma.
Estamos falando da Ford, gigante montadora de carros que fez sucessos em território nacional com seus veículos e que decretou o fechamento de suas portas em 11 de janeiro de 2021.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa que operava no Brasil desde 1919, comunicou o fechamento de suas fábricas nas regiões de Camaçari (Bahia), Taubaté (São Paulo) e Horizonte (Ceará).
“A indústria automobilística brasileira sofreu hoje um baque histórico. a Montadora Ford anunciou o fim da produção no país”, disse William Bonner em exibição do JN na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme divulgado pela fabricante, a empresa encerrou suas atividades nos três pontos de produção durante a pandemia da Covid-19, período desafiador para empresas que dependiam da logística para cumprir suas obrigações e obter lucro.
“À medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, disse a Ford.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Aposentadoria de R$ 8 mil, na casa dos 50 anos e +1: Governo Lula arma 3 viradas do INSS em 2025
● Detran convoca lista de CPFs aprovados para conquistar CNH de graça em apenas 10 passos simples
● Salário mínimo disparado, atualização do 14° e +1: 3 vitórias chegam voando aos trabalhadores em 2025
Na época, devido a comoção gerada por aqueles clientes que possuíam carros fabricados pela a empresa, a Ford decidiu manter a produção de peças por mais um período, no intuito de garantir estoque de componentes de reposição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que enquanto três dos quatro modelos que eram fabricados aqui (Ka, Ka Sedan e EcoSport) deixaram de forma imediata de serem produzidos no estado da Bahia e seguirão à venda apenas enquanto estivessem em estoques.
COMUNICADO DA FORD
“A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) não vai comentar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil”, disse a empresa em comunicado.
Qual empresa vai entrar no lugar da Ford no Brasil?
A BYD, uma empresa chinesa, montadora de carros elétricos, assumiu o complexo industrial que pertenceu à Ford entre 2001 e 2021 em Camaçari, na Bahia.
A montadora confirmou que vai fabricar dois elétricos, o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus, e um híbrido sendo ele o Song Plus. A capacidade total será de 150 mil unidades por ano e a previsão do início da operação é no segundo semestre de 2024, segundo o portal ‘AutoEsporte’.