BOMBA!
Adeus: O fim de serviço crucial do Carrefour após anos e choque de clientes com comunicado oficial
03/11/2023 às 17h56
Caso chocante do Carrefour fez com que a empresa tomasse medidas
O Carrefour é uma rede de hipermercados bastante conhecida e amada por todos os brasileiros, seja pela vasta variedade de produtos ou até mesmo pelos preços e que todo brasileiro gosta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, um caso aconteceu em uma das unidades do Carrefour, localizada na Zona Norte de Porto Alegre, aonde um rapaz negro acabou sendo morto.
Em 2020, João Alberto Freitas, um homem negro, foi agredido brutalmente por seguranças da unidade Carrefour quando saía do mercado. Ele foi acompanhando a um local onde ocorreu a agressão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A mulher de João Alberto Freitas, Milena Borges Alves, contou em uma entrevista à “Rádio Gaúcha” que estava pagando as compras no caixa e que, quando chegou ao estacionamento, o seu marido já estava imobilizado e pedindo ajuda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eu estava pagando no caixa. Ele desceu na minha frente. Quando cheguei, ele já estava imobilizado. Ele pediu ajuda, quando fui, os seguranças me empurraram. Ele disse: ‘Milena me ajuda’, mas os seguranças não deixaram me aproximar. Seguiram com o pé em cima dele, e quando desmaiou, continuaram com o pé em cima dele. Um pé nas costas eu vi”, comentou Milena.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim de serviço vital em SP e venda de 8 unidades: 2 viradas do Carrefour geram tensão em clientes em 2024
● “Encerrar”: FIM de serviço popular do Carrefour é confirmado em 2024 e clientes estão sem chão
● Anúncio de encerramento de 3 unidades vitais do Carrefour gera desespero em clientes
De acordo com a delegada que estava no caso, Nadine Farias Alfor, o laudo de João aponta que ele foi morto por asfixia. Os dois seguranças na época foram presos em flagrantes e responderam por homicídio triplamente qualificado, com dolo eventual.
Após esse caso, o Carrefour anunciou no mesmo ano (2020) que vai deixar de contratar serviços terceirizados de seguranças e iniciar um processo interno da atividade em suas lojas. Essa decisão foi comunicado a todos após 2 semanas após a morte de João Alberto Freitas.
Em um comunicado, a empresa firmou que a decisão foi tomada após a avaliação de “propostas do Comitê Externo e Independente originadas de demandas históricas de organizações negras”.
“O novo modelo é o ponto inicial para transformação do seu modelo de segurança e faz parte dos compromissos anunciados pela rede. O processo de recrutamento e o treinamento dos profissionais para as lojas contará com associação que reúne empreendedores negros da região de Porto Alegre. Todo o processo de internalização da segurança terá como foco a implementação de práticas antirracistas e de uma cultura de respeito aos direitos humanos, além de considerar a representatividade da população brasileira (50% de mulheres e 56% de negros) como um compromisso”, informou o Carrefour.
Mais: O caso da cachorrinha Manchinha
Além da morte de João, outro caso acabou acontecendo no Carrefour, dessa vez, envolvendo a agressão e a morte de um animal.
Um dos casos que marcou muitas pessoas foi o caso da cachorrinha ‘Manchinha‘, aonde a um segurança após uma ordem de apenas retirar o animal do local, ofereceu mortadela com veneno de rato e, logo após, desferiu golpes com uma barra de alumínio. O caso ocorreu em 2018 e na época repercutiu de forma exatamente negativa e manchando o nome da empresa.
Após o caso da Manchinha, o Congresso Nacional aprovou a PL 1.095/2019, aonde aumenta a pena e a multa para maus tratos a animais, de dois a cinco anos de prisão e com uma multa máxima de mil salários mínimos. A empresa também teve que fazer uma doação de R$ 1 milhão para para uma ONG de proteção aos animais criado pelo munícipio de Osasco.
Em 2021, a cachorrinha Manchinha recebeu um monumento em sua homenagem no Pet Parque, de Osasco.
ADEUS: O encerramento de unidades gigantes do Carrefour, confirmação da Globo e comunicado OFICIAL
Quem é o dono do Carrefour?
O Carrefour é uma das maiores redes varejistas do mundo, com sua fundação ocorrida na França em 2 de agosto de 1959. A empresa foi estabelecida por Marcel Fournier, Denis Defforey e Jacques Defforey. Sua expansão global levou à chegada da marca ao Brasil em 1975, com a inauguração de uma loja na Chácara Klabin, na cidade de São Paulo.
Fonte: Extra Globo e G1.
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.