O fim de serviço vital de rede de supermercados após denúncia. A notícia surpreendeu funcionários e clientes da empresa pertencente ao Carrefour; veja
Não há dúvidas de que o Brasil é um país muito bem abastecido quando o assunto se trata de grandes varejistas. Por conta disso, o mercado acaba ficando um tanto competitivo para quem deseja abocanhar uma parte favorável dos clientes.
E por falar em grandes varejistas, no mês de abril do ano passado, o Atacadão precisou passar por uma reformulação. Isso porque, na época, 334 unidades da marca no Brasil foram atingidas com fim de serviço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, a rede de supermercados, sob gestão do Grupo Carrefour, encerrou as atividades do colaboradores encarregados da supervisão das lojas em Curitiba. Essa decisão foi tomada em respostas às acusações de racismo feitas por clientes.
De acordo com o Estadão, durante esse período, ocorreram protestos em supermercados devido a denúncias de consumidores negros sobre perseguição por parte dos fiscais nas instalações.
Segundo o portal ‘GZA’, na época, a professora Isabel Oliveira realizou um protesto um protesto em Curitiba, onde permaneceu vestida apenas com roupas íntimas em uma unidade do Atacadão, alegando ter sido alvo de perseguição por um segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anterior ao caso, Vinícius de Paula, esposo de Fabiana Claudino, bicampeã olímpica de vôlei, compartilhou um vídeo nas redes sociais relatando que não foi atendido em um caixa preferencial do Carrefour em Alphaville, em São Paulo, quanto uma mulher branca atendida logo em seguida.
O presidente Lula criticou publicamente a empresa em questão e afirmou na ocasião que a companhia havia cometido racismo e que isso não seria aceito no país. O Atacadão emitiu uma nota lamentando os incidentes e anunciou a implementação de novas medidas para evitar casos de racismo e discriminação em suas unidades, incluindo a suspensão da circulação dos fiscais de preservação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Regras do INSS em vigor para 2025 garantem aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
“A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência”, disse o comunicado da companhia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas unidades o Carrefour tem no Brasil?
No Brasil, a história do Carrefour teve início em 1975. Hoje, a rede conta com cerca de 500 unidades em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas. Nas décadas de fundação, o Grupo caiu no queridismo e sagrou-se o maior varejista alimentar do país.
Quais são as maiores varejistas do Brasil?
- Grupo Carrefour Brasil;
- Assaí Atacadista;
- Magazine Luiza;
- Via Varejos;
- Americanas;
- RaiaDrogasil;
- Grupo Boticário;
- Natura&CO;
- Grupo Mateus;
- Grupo Pão de Açúcar.