Tente não se impactar ao saber detalhes sobre o fim de serviço que foi anunciado pela empresa em comunicado
O Carrefour, para quem não sabe, é uma rede internacional de hipermercados fundada na França em 1959. Em 2021, o grupo detinha aproximadamente 14 000 unidades em 40 países.
Dessa forma, é muito importante que todos saibam detalhes sobre o fim de serviço do Carrefour confirmado pela empresa em comunicado oficial e surpresa dos clientes. Vamos conferir?
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Bom, para melhor entender, em notícia divulgada pelo Extra em 04/12/20, foi confirmado que o Carrefour, anunciou que deixaria de contratar serviços terceirizados de segurança e iria iniciar um processo de internalização da atividade.
O que aconteceu com o Carrefour?
Dessa forma, não foi o fim de um serviço para o cliente, e sim para a firma contratada pelo mercado.
Na época, vale dizer, a decisão foi comunicada duas semanas após a morte de João Alberto Silveira Freitas, de 40 anos, que foi espancado em uma unidade da empresa na Zona Norte de Porto Alegre.
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Em comunicado, o Carrefour deixou claro que decisão foi tomada após a avaliação de “propostas do Comitê Externo e Independente originadas de demandas históricas de organizações negras”.
“O novo modelo é o ponto inicial para transformação do seu modelo de segurança e faz parte dos compromissos anunciados pela rede. O processo de recrutamento e o treinamento dos profissionais para as lojas contará com associação que reúne empreendedores negros da região de Porto Alegre. Todo o processo de internalização da segurança terá como foco a implementação de práticas antirracistas e de uma cultura de respeito aos direitos humanos, além de considerar a representatividade da população brasileira (50% de mulheres e 56% de negros) como um compromisso”, informou o Carrefour.
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Bom, como foi dito acima, a decisão foi tomada no ano de 2020, diante de um caso específico que acabou sendo noticiado em todo o Brasil, quando João Alberto Freitas, um homem negro, foi agredido pelos seguranças Magno Braz Borges e Giovane Gaspar da Silva quando saía do mercado.
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“Eu estava pagando no caixa. Ele desceu na minha frente. Quando cheguei, ele já estava imobilizado. Ele pediu ajuda, quando fui, os seguranças me empurraram. Ele disse: ‘Milena me ajuda’, mas os seguranças não deixaram me aproximar. Seguiram com o pé em cima dele, e quando desmaiou, continuaram com o pé em cima dele. Um pé nas costas eu vi”, contou, na época.