Excelente notícia para quem faz o uso do transporte público de São Paulo
O transporte público chega a ser um dos serviços mais essenciais ofertados no Brasil. Milhões de cidadãos precisam viajar para diversos locais e nesses momentos, os meios de movimentação são fundamentais. E por falar nisso, uma nova lei envolvendo ônibus e metrô acaba de cair como um presente para milhares de trabalhadores.
A grande realidade é que, transporte gratuito para desempregado é um benefício oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo aqueles que foram demitidos sem justa causa. Assim, quem estiver nessa situação, pode contar com até três meses de gratuidade no sistema metropolitano de SP, incluindo CPTM e Metrô, de acordo com o portal Infomoney.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale enfatizar também que, o benefício é garantido a quem está sem emprego há, no mínimo, um mês e, no máximo, seis meses. Para usar o bilhete especial, é necessário andar com a carteira de trabalho quando for utilizar alguma das linhas de transporte.
Para utilizar a CPTM, é preciso pedir uma Credencial para Trabalhador Desempregado na Estação Barra Funda. O posto funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados) das 8h às 16h.
Por sua vez, para usar o Metrô com o Bilhete Especial do Desempregado, é necessário comparecer à Estação Marechal Deodoro, na Linha 3-Vermelha, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em ambos os casos é necessário a utilização dos seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- carteira de trabalho com a baixa do último emprego;
- último termo de rescisão de contrato de trabalho.
ÔNIBUS
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
● Fim do pagamento no metrô, CPTM e ônibus de SP: Bilhete Único com isenção é garantido a 3 grupos de paulistas
● R$360 milhões pelos ares: Comunicado sobre o Bilhete Único traz pesadelo aos metrôs e CPTM de SP em 2024
Por sua vez, aos ônibus intermunicipais, segundo o Infomoney, o usuário que reside ou trabalhou no último registro na região do ABC Paulista possui direito ao benefício. Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital e município de Mauá, a garantia vale somente aqueles que residem nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na modalidade, a carteira tem validade de 28 dias corridos e precisa ser solicitada pelo telefone 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Quanto o Brasil investe em transporte público?
Apesar de ser muito utilizado diariamente, o transporte público ainda deixa a desejar por problemas como lotação excessiva, poucas rotas e outros entraves.
Segundo informações do portal ‘Diário do Transporte’, o Brasil gasta apenas entre 0,10% e 0,15% do PIB (Produto Interno Bruto) em transporte coletivo, sendo que o levantamento mostra que o ideal seria aplicar 3% do PI