Em discussão
Adeus, pontos na CNH: Nova lei de trânsito armada crava presentão aos motoristas hoje (28)
28/01/2025 às 6h25

Um novo Projeto de Lei está passando por análise e pode ser que chegue para salvar a vida dos motoristas com pontos na CNH
Todos os motoristas que estão com pontos na CNH precisam ficar por dentro desse Projeto de Lei, nesta terça-feira (28).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque promete salvar os condutores, já que ficará mais difícil atingir o limite de pontuação e correr o risco de perder a carteira de motorista.
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do ‘Portal do Trânsito’, traz à tona o Projeto de Lei 3412/2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela traz grandes mudanças na legislação de trânsito brasileira, mas desta vez para ajudar os motoristas que estão com pontos acumulados.
Máximo de pontos na CNH
- Cada multa que o motorista leva, acumula uma certa quantidade de pontos, que varia de acordo com sua gravidade;
- Para quem não tem infrações gravíssimas, o limite é de 40 pontos, depois disso perde a CNH;
- Os que levaram uma multa gravíssima, o limite diminui e passa a ser de 30 pontos;
- Por fim, quem tem duas infrações gravíssimas, o limite é de 20 pontos;
- Vale ressaltar que os pontos expiram depois de completar 1 ano.
Novo Projeto de Lei de Trânsito
De acordo com o ‘Portal do Trânsito’, está em tramitação o Projeto de Lei 3412/2023, que visa alterar a Lei n°9.503, de 1997, no Código de Trânsito Brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, CNH: Lei em vigor crava 2 doenças comuns que proíbem os idosos 60+ de dirigirem
● Multa imperdoável e infração grave: Lei de trânsito das cadeirinhas em vigor em 2025 traz proibição e 4 alertas
● Adeus, multa de R$88: Nova lei de trânsito dos radares anunciada traz fim mais aguardado aos motoristas em 2025
Esta nova lei armada visa a redução de 1/3 (um terço) dos pontos na CNH caso o motorista não cometa novas infrações pelo período de seis meses.
Hoje em dia, os pontos na carteira expiram um ano depois que comete a infração, mas pode ser tempo suficiente para estourar o limite.
Com esse projeto de lei, de o motorista tem 30 pontos na CNH, se em seis meses não tomar mais nenhuma multa, perderá 10 pontos, ficando com apenas 20.
PL divide opiniões
Ainda segundo o site, especialistas entendem que o rigor que há nos dias de hoje, com o acumulo de pontos, visa desestimular comportamentos imprudentes.
Portanto, acreditam que dar uma brecha pode fazer com que os motoristas andem com mais imprudência no trânsito.
Mas, para o relator do Projeto de Lei, Carlos Rodrigues, seria apenas uma bonificação para quem passa a ter uma conduta mais responsável.
“Pretendemos premiar os condutores que tentam conduzir de forma mais cuidadosa, já que a redução dos pontos somente abarcará aqueles condutores que não incorrerem em novas infrações nesse período”, explicou ele.
O PL passou pela análise da Comissão de Viação e Transporte e agora terá que ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Dá para ver as infrações no aplicativo da CNH (Reprodução: Internet)

Multa gera também pontos na carteira, de acordo com a gravidade (Reprodução: Internet)
Conclusões finais
Há um Projeto de Lei em que visa reduzir em 1/3 os pontos na CNH dos motoristas que ficarem 6 meses sem cometer infrações.
Atualmente, a pontuação só expira depois de 1 ano quando cometeu a infração, ficando mais facilitado perder o direito de dirigir.
Confira mais matérias sobre lei de trânsito
Qual a punição para quem dirige sem habilitação?
O artigo 309 do CTB ressalta que dirigir sem habilitação gera uma multa e até mesmo pode resultar em detenção de seis meses até um ano.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são: