Um novo Projeto de Lei está passando por análise e pode ser que chegue para salvar a vida dos motoristas com pontos na CNH
Todos os motoristas que estão com pontos na CNH precisam ficar por dentro desse Projeto de Lei, nesta terça-feira (28).
Isso porque promete salvar os condutores, já que ficará mais difícil atingir o limite de pontuação e correr o risco de perder a carteira de motorista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O time do TV Foco especializado em Trânsito, a partir de informações do ‘Portal do Trânsito’, traz à tona o Projeto de Lei 3412/2023.
Ela traz grandes mudanças na legislação de trânsito brasileira, mas desta vez para ajudar os motoristas que estão com pontos acumulados.
Máximo de pontos na CNH
- Cada multa que o motorista leva, acumula uma certa quantidade de pontos, que varia de acordo com sua gravidade;
- Para quem não tem infrações gravíssimas, o limite é de 40 pontos, depois disso perde a CNH;
- Os que levaram uma multa gravíssima, o limite diminui e passa a ser de 30 pontos;
- Por fim, quem tem duas infrações gravíssimas, o limite é de 20 pontos;
- Vale ressaltar que os pontos expiram depois de completar 1 ano.
Novo Projeto de Lei de Trânsito
De acordo com o ‘Portal do Trânsito’, está em tramitação o Projeto de Lei 3412/2023, que visa alterar a Lei n°9.503, de 1997, no Código de Trânsito Brasileiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esta nova lei armada visa a redução de 1/3 (um terço) dos pontos na CNH caso o motorista não cometa novas infrações pelo período de seis meses.
Hoje em dia, os pontos na carteira expiram um ano depois que comete a infração, mas pode ser tempo suficiente para estourar o limite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com esse projeto de lei, de o motorista tem 30 pontos na CNH, se em seis meses não tomar mais nenhuma multa, perderá 10 pontos, ficando com apenas 20.
PL divide opiniões
Ainda segundo o site, especialistas entendem que o rigor que há nos dias de hoje, com o acumulo de pontos, visa desestimular comportamentos imprudentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, acreditam que dar uma brecha pode fazer com que os motoristas andem com mais imprudência no trânsito.
Mas, para o relator do Projeto de Lei, Carlos Rodrigues, seria apenas uma bonificação para quem passa a ter uma conduta mais responsável.
“Pretendemos premiar os condutores que tentam conduzir de forma mais cuidadosa, já que a redução dos pontos somente abarcará aqueles condutores que não incorrerem em novas infrações nesse período”, explicou ele.
O PL passou pela análise da Comissão de Viação e Transporte e agora terá que ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Conclusões finais
Há um Projeto de Lei em que visa reduzir em 1/3 os pontos na CNH dos motoristas que ficarem 6 meses sem cometer infrações.
Atualmente, a pontuação só expira depois de 1 ano quando cometeu a infração, ficando mais facilitado perder o direito de dirigir.
Confira mais matérias sobre lei de trânsito
Qual a punição para quem dirige sem habilitação?
O artigo 309 do CTB ressalta que dirigir sem habilitação gera uma multa e até mesmo pode resultar em detenção de seis meses até um ano.